quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cine Lançamento


O nevoeiro

Logo após uma violenta tempestade, Maine é atingida por um nevoeiro que toma conta da cidade. Um grupo de pessoas isola-se em um supermercado a fim de esperar a névoa passar. Porém os refugiados descobrem que estão cercados por seres grotescos sedentos por sangue. O grupo, liderado por uma fanática religiosa, Sra. Carmody (Marcia Gay Harden), tentará de todas as maneiras para sair do supermercado e assim destruir as criaturas.

Adaptação para o cinema do livro “The mist”, do mestre do terror Stephen King, e dirigida pelo francês Frank Darabont que, depois de “Cine Majestic” (2001), entrou em decadência e não rodou mais nenhum filme. Aqui fez um exemplar de terror curioso, com incursão no tema de ficção científica, com direito a portais para outras dimensões e criaturas pré-históricas. Sangue é o que não falta. E a boa notícia: está longe de ser um roteiro superficial (do próprio Darabont). Há muitas referências metafóricas sobre questões políticas atuais que remetem à relação dos Estados Unidos com países do Oriente Médio (Iraque e Afeganistão). O grupo de pessoas dentro do supermercado é manipulado por uma fanática religiosa, a violência explosiva cometida pelos próprios seguidores da misteriosa mulher, o que inclui um rápido ritual de sacrifício, e a dominação militar, no final, propagadora da paz e da ordem social podem passar despercebidos pelos olhares desatentos do público. Como terror, assegura-se um clima de medo e estranheza até os 45 minutos iniciais, e depois, com a invasão dos asquerosos seres (moscas e baratas gigantes e até um enorme caranguejo com tentáculos de polvo), o filme cai um pouco no lugar-comum, com momentos apelativos, incluindo mortes brutais. Mas tudo conduzido sob narrativa ágil. A resolução reserva surpresas e pode ser considerada chocante. No elenco, Thomas Jane, Marcia Gay Harden, William Sadler, Jeffrey DeMunn, Laurie Holden, Toby Jones, Frances Sternhagen e Nathan Gamble.
Não confundir com “O nevoeiro”, título homônimo para a televisão do filme “A bruma assassina” (The fog - 1980), de John Carpenter, e nem com a tosca refilmagem, “A névoa” (2005), ambos sobre nevoeiro, só que, ao invés de monstros, trazia espíritos vingativos de antigos piratas em busca de barras de ouro desaparecidas.
PS: Nos Estados Unidos “O nevoeiro” também saiu em versão P&B, idéia originalmente bolada pelo diretor Darabont. Revendo agora, quase um ano depois do lançamento nos cinemas o filme continua um entretenimento inteligente e instigante! Recomendo. Por Felipe Brida

Título original: The mist País/Ano: EUA, 2007 Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, William Sadler, Jeffrey DeMunn, Laurie Holden, Toby Jones, Frances Sternhagen, Nathan Gamble. Direção: Frank Darabont Gênero: Terror/ Ficção científica Duração: 126 min. Lançamento: Segunda quinzena de outubro Distribuidora: Dimension Films/ MGM/ The Weinstein Company/ Paris Filmes

Nenhum comentário: