quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Cine Lançamento

.
O nevoeiro

Logo após uma violenta tempestade, Maine é atingida por um nevoeiro que toma conta da cidade. Um grupo de pessoas isola-se em um supermercado a fim de esperar a névoa passar. Porém os refugiados descobrem que estão cercados por seres grotescos sedentos por sangue. O grupo, liderado por uma fanática religiosa, Sra. Carmody (Marcia Gay Harden), tentará de todas as maneiras para sair do supermercado e assim destruir as criaturas.

Descartável adaptação para os cinemas do livro “The Mist”, escrito pelo mestre do terror Stephen King, e dirigido pelo francês Frank Darabont que, depois de “Cine Majestic” (2001), entrou em decadência e não rodou mais nenhum filme.
Aqui, um exemplo de terror medíocre com incursão no tema de ficção científica, com direito a portais para outras dimensões e criaturas pré-históricas. Sangue é o que não falta.
No entanto, uma novidade: está longe de ser um roteiro superficial. Há muitas referências metafóricas sobre questões políticas atuais que remetem à relação dos Estados Unidos com países do Oriente Médio (Iraque e Afeganistão). O grupo de pessoas manipulado por uma fanática religiosa, a violência explosiva cometida pelos próprios seguidores da misteriosa mulher, o que inclui um rápido ritual de sacrifício, e a dominação militar, no final, propagadora da paz e da ordem social podem passar despercebidos pelos olhares desatentos do público.
Como terror, segura-se um clima de medo e estranheza até os 45 minutos iniciais; depois, com a invasão dos asquerosos seres (moscas e baratas gigantes e até um enorme caranguejo com tentáculos de polvo!), o filme cai no lugar-comum e fica apelativo. E tudo conduzido sob narrativa ágil. A resolução reserva surpresas e pode ser considerada chocante.
Não confundir com “O nevoeiro”, título homônimo para a televisão do filme “A bruma assassina” (The fog - 1980), de John Carpenter, e nem com a tosca refilmagem, “A névoa” (2005), ambos sobre nevoeiro, só que, ao invés de monstros, trazia espíritos vingativos de antigos piratas em busca de ouro perdido!
Nos Estados Unidos “O nevoeiro” também saiu em versão P&B, idéia originalmente bolada pelo diretor Darabont. Por Felipe Brida


Título original: The mist
País/Ano: EUA, 2007
Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, William Sadler, Jeffrey DeMunn, Laurie Holden, Toby Jones, Frances Sternhagen, Nathan Gamble.
Direção: Frank Darabont
Gênero: Terror/ Ficção científica
Duração: 126 min.
Lançamento: Segunda quinzena de outubro
Distribuidora: Dimension Films/ MGM/ The Weinstein Company/ Paris Filmes

Nenhum comentário: