segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Cine Cult


O sol branco do deserto

Com o fim da Guerra Civil Russa, o soldado do Exército Vermelho Fiodor Sukhov (Anatoliy Kuznetsov) cruza o deserto de Karakum, no Turcomenistão, com destino à sua casa. Ao passar por um destacamento, é incumbido de vigiar um grupo de guerrilheiros no Mar Cáspio e proteger as mulheres do harém de um bandido.

Filmada no real deserto de Karakum, no Turcomenistão (na época território soviético), a fita de aventura “O sol branco do deserto” (1969) é um achado do cinema russo e acaba de ser lançado em DVD pela CPC-Umes Filmes. Como era comum nos filmes russos e soviéticos da época, tem uma mistura furiosa de outros gêneros, como ação, comédia e, não podia faltar, musical (com três números com atores cantando), sem falar no clima de faroeste, já que a trama central envolve um soldado no calor escaldante lutando contra bandidos (foi chamado de “Lawrence da Arábia Vermelho”). Levou mais de 35 milhões de espectadores na estreia nas salas em 1970, sendo um grande sucesso na Rússia.
É uma preciosidade descobrir o filme depois de tanto tempo, praticamente desconhecido dos brasileiros - a CPC-Umes resgata há anos produções de qualidade, lançando DVD e bluray com excelente qualidade de imagem e som. Lembremos que filmes soviéticos ficaram no anonimato no mundo ocidental, isso porque, devido à Guerra Fria, produtores e cineastas da URSS dificilmente conseguiam incluí-los nos cinemas fora do norte da Europa (e o cinema americano já era hegemônico, sendo os EUA o principal ‘inimigo’ dos soviéticos). Para se ter uma ideia, esse filme foi rodado em 1969, em 1970 entrou em pouquíssimos cinemas, como URSS, Itália, Finlândia e Japão, e estreou em mais quatro países entre 1971 e 1974, como Hungria e Argentina.


Divirta-se e vibre com essa aventura com personagens intrépidos, um passatempo à moda russa com críticas sociais, em especial sobre a opressão às mulheres.

O sol branco do deserto (Beloe solntse pustyni). URSS, 1969, 83 minutos. Aventura/Comédia. Colorido. Dirigido por Vladimir Motyl. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: