quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Resenha Especial


A criatura do cemitério

Trabalhadores do turno da noite de uma antiga fábrica têxtil encontram uma estranha criatura no porão, após uma infestação de ratos tomar conta do local. Na tentativa de eliminar esse monstro que lá habita, um a um começa a ser devorado.


Terror escatológico e bem sangrento baseado em um conto de Stephen King chamado “Último turno”, do livro “Sombras da noite”, de 1978, que também reunia outras histórias transformadas em filmes, como “Às vezes eles voltam” e “Colheita maldita”.
É um exemplar curioso do cinema de horror noventista, com elementos usuais do universo fantástico de Stephen King deslocados para um ambiente de extrema degradação e sujeira moral. A história é apenas uma, do início ao fim: sobre um monstro asqueroso que, na escuridão do porão de uma fábrica capenga, sedento por carne humana, transforma os operários desavisados em suas presas – e os que sobrevivem se articulam para matar a criatura com todas as armas possíveis. No meio do grupo estão homens rudes, quase sempre figuras bizarras, como um exterminador de ratos traumatizado pela Guerra do Vietnã (Brad Dourif) e um patrão que suborna os agentes sanitários para não fiscalizarem sua fábrica fétida (Stephen Macht), além de outros personagens secundários que rapidamente passeiam pela trama. Repare nos efeitos especiais à moda antiga, no caso o monstrengo, feito de borracha e pêlos, mais assustador e real que as composições em computação gráfica de hoje em dia. Fãs de horror trash, como eu, irão aproveitar essa uma hora e meia diante da TV!
Dirigido por Ralph S. Singleton, ganhador do Emmy pela série dos anos 80 “Cagney & Lacey”, “A criatura do cemitério” foi originalmente produzido pela Paramount Pictures, e aqui no Brasil saiu em DVD somente no mês passado, em ótima cópia, no box “Stephen King: Contos de terror”, que reúne, além deste, mais três filmes baseados na literatura de King – “Creepshow – Show de horrores” (1982), “Creepshow 2 – Show de horrores” (1987) e o telefilme “Às vezes eles voltam” (1991). 

A criatura do cemitério (Graveyard shift). EUA/Japão, 1990, 89 min. Terror. Colorido. Dirigido por Ralph S. Singleton. Distribuição: Obras-primas do Cinema


Nenhum comentário: