sábado, 15 de julho de 2017

Cine Lançamento


Boys

Dois garotos maratonistas, de 15 anos, Sieger (Gijs Blom) e Marc (Ko Zandvliet), integram um time da cidade para disputar um campeonato mundial. Ao se conhecerem melhor no intervalo dos treinos, acabam se apaixonando, mas reprimem o sentimento.

Sincero e tocante, o telefilme holandês “Boys”, de 2014, teve lançamento comercial no Brasil no final do ano passado, exibido em poucas salas de cinema, e depois saiu em DVD pela Flashstar. Curtinho (com 77 minutos apenas), modesto e com uma bonita fotografia, conta a história decisiva na vida de dois rapazes que descobrem o amor pela primeira vez, mas escondem o fato entre eles. Imaturos para compreender esse sentimento novo e avassalador, ainda enfrentam pressão na escola, na competição esportiva e entre os colegas de turma; não bastasse isto, lidam, angustiados, com sérios problemas familiares. Tudo conspira para colocá-los à prova do amor recém-nascido, impulsionando-os a embarcar numa travessia de desafios e aceitações.
O filme não opta pelo romance conto de fadas ou colorido, nunca sabemos se haverá um beijo, toque ou abraço. O diferencial: a diretora Mischa Kamp trabalha em cima de minimalismos, com a câmera captando pormenores dos personagens centrais, como troca de olhares, tremores nas mãos, vozes estremecidas. Sentimos a palpitação do coração de Sieger e Marc, até o cheiro das apreensões, nessa fita bem intencionada, que beira a sinestesia.
Uma descoberta altamente recomendada que melhor representa tanto o cinema de temática gay quanto o cinema europeu independente. Recebeu indicação a prêmios em festivais ao redor do mundo e já está disponível para locação e venda.

Boys (Idem). Holanda, 2014, 77 min. Drama/ Romance. Dirigido por Mischa Kamp. Distribuição: Flashstar

Nenhum comentário: