quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Resenha especial


Mil séculos antes de Cristo

Pré-História, milhões de anos atrás. Tumak (John Richardson) briga com o pai e com os líderes de sua tribo e, como punição, é banido das terras onde vive. Solitário, vaga por dias até ser adotado por um povoado distante. Neste novo grupo Tumak apaixona-se por Loana (Raquel Welch) e juntos, para sobreviver, enfrentarão ataque de monstros, pássaros vorazes e dinossauros voadores.

Criativa fita de aventura que fugiu dos padrões da Hammer, famosa companhia de cinema britânica especializada em terror, e que levou a belíssima atriz Raquel Welch ao patamar de sex symbol. Poucas produções retrataram a Pré-História no cinema, e este aqui serve como um entretenimento curioso. Não leve a sério o convívio dos homens das cavernas com os dinossauros e deixe de lado a fraca história de amor entre Tumak e Loana. Embarque de cabeça na jornada perigosa dos personagens ancestrais em épocas remotas. É cinema, e bem legal por sinal! No lançamento, em 1966, surpreendeu o público com os inovadores efeitos especiais regidos pelo mestre Ray Harryhausen (1920–2013), que utilizou as técnicas originais do stop-motion (um avanço para a época, hoje ingênuos devido à computação gráfica). Ele era um artesão: criou à mão bonecos e moldes em massinha de criaturas jurássicas, inseridos quadro a quadro nas cenas, além de gravar com lente macro lagartos e depois ampliá-los na tela para dar a impressão de serem gigantes. E deu aquele impacto!
Originalmente da Fox, o filme inglês obteve sucesso com quase U$ 3 milhões de bilheteria e foi gravado em dois lugares - parte das externas, com as paisagens selvagens, nas Ilhas Canárias, na Espanha, e a de cenários em estúdio na Inglaterra.
Quem procura uma boa aventura das antigas conheça “Mil séculos antes de Cristo”, lançamento do mês de julho em DVD da Obras-Primas do Cinema.


Mil séculos antes de Cristo (One million years B.C.). Inglaterra, 1966, 91 min. Aventura. Dirigido por Don Chaffey. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Nenhum comentário: