quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Cine Lançamento


O que eu fiz para merecer isso?

Ao caminhar pelas ruas de Paris, o dentista Michel Leproux (Christian Clavier), fã de jazz, encontra um disco raro em um sebo. Feliz da vida, adquire o exemplar a preço de banana e segue para o apartamento onde mora com a esposa, pensando em tirar o dia para ouvir o álbum. O dia aparenta ser tranquilo, porém uma série de empecilhos irá tirar o sossego daquele senhor e o impedirá de ouvir o disco.

O cinema francês contemporâneo anda em alta com bons filmes independentes de comédia. Felizmente, grande parte chega ao Brasil ou nas salas de cinema ou direto em DVD. “O que eu fiz para merecer isso?” é um deles – foi exibido nas telonas em abril (houve atraso na distribuição, pois a produção é de 2014) e agora nos é apresentado em DVD pela Mares Filmes (que vem inovando o mercado com ótimos lançamentos). Simpático e leve, o filme tem qualidades especiais que o tornam um passatempo divertido: o excelente Christian Clavier no papel do protagonista, um senhor à beira do colapso; a direção do competente Patrice Leconte, ganhador do Bafta e indicado a duas Palmas de Ouro, que optou pelo estilo teatral, filmando tudo dentro de um apartamento; e o time de coadjuvantes, que a cada sequência trazem revelações para a história (a destacar Carole Bouquet como a esposa abalada emocionalmente, Rossy de Palma, atriz de obras do Almodóvar, como a faxineira teimosa, e Stéphane De Groodt, um vizinho polonês intrometido).
Pelo formato teatral, a história começa e termina em apenas uma tarde, com uma sucessão de erros e desencontros malucos, porém bem do cotidiano, envolvendo o azarado senhor parisiense com dramas pessoais, conflitos com vizinhos, encanadores, faxineira, filho desleixado, imigrantes filipinos e até a amante! As situações estressantes daquele dia infernal crescem a cada tomada, com o ápice no absurdo, que fará com que o personagem central saia da zona de conforto, preencha o vazio da existência, de um mundinho próprio, para enxergar as belezas em volta de si.
Com roteiro e diálogos de Florian Zeller, adaptados da peça de sua autoria, o filme favorece o riso do público. Se procura um filme engraçado, este vale o ingresso! Já nas locadoras.


O que eu fiz para merecer isso? (Une heure de tranquillité). França, 2014, 79 min. Comédia. Dirigido por Patrice Leconte. Distribuição: Mares Filmes

Nenhum comentário: