sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Especial de Cinema




O despertar dos mortos

Um apocalipse zumbi causa desolação nos Estados Unidos durante uma forte crise mundial. Nesse cenário caótico, um pequeno grupo de homens e mulheres refugia-se no shopping mais próximo. No entanto, o local é invadido por mortos-vivos sedentos por carne humana, o que fará com que aquelas pessoas busquem estratégias de sobrevivência.

A Versátil acaba de lançar em Blu-ray, em edição para colecionadores, o filme de zumbis preferido de muita gente, que virou cult por excelência, dirigido por nada mais nada menos que George A. Romero, especialista em mortos-vivos. Depois de estrear com “A noite dos mortos-vivos” (1968), rodado na Pensilvânia em poucos dias com míseros U$ 115 mil, Romero gravou na década de 70 outras duas fitas independentes - “O exército do extermínio” e “Martin” – até a realização dessa segunda parte de uma franquia de sucesso de zombie movies. “O despertar dos mortos” custou um pouco mais, cerca de U$ 650 mil, já que o projeto ampliava a história dos mortos-vivos, e aqui já se falava no apocalipse zumbi que emerge a cada obra dirigida por ele.
Com pitadas de humor macabro, o filme mostra a angústia e o isolamento de um grupo de pessoas dentro de um shopping à procura de sobrevivência. A ameaça: mortos que se levantaram das tumbas e que vagam atrás de carne humana fresca - agora são mais ágeis que os anteriores (da fita de 1968). O estilo gore e as sequências de perseguição dos zumbis demonstram o enriquecimento técnico de Romero, que num paralelo questiona a força do Exército quando os militares são inseridos no contexto da salvação pelo ataque armado. Genial do começo ao fim!
Nessa edição limitada em Blu-ray, com selo exclusivo da Livraria Cultura, o box especial vem em dois discos: o filme em Blu-ray, nas duas versões restauradas (original de cinema, de 127 minutos, e a estendida, de 139 minutos) e o DVD com a versão de Dario Argento (reduzida, de 119 minutos, com cortes e menos sangue, para o mercado internacional), além de extras que incluem making of, trailers e spots de TV. E junto no estojo um pôster grande para colecionadores. Pra fã nenhum botar defeito! PS: Em 2004 o diretor Zack Snyder estreou no cinema com a refilmagem de “O despertar” com o mesmo roteiro de Romero, aqui no Brasil intitulado “Madrugada dos mortos”, terror fiel ao original e de resultado interessante e assustador. Por Felipe Brida

O despertar dos mortos (Dawn of the dead). Itália/EUA, 1978, 127 min. Terror. Colorido. Dirigido por George A. Romero. Distribuição: Versátil

* Resenha publicada no "Colunas & Notas" (27/11/2015) e na coluna 'Middia Cinema', da Middia Magazine (edição novembro-dezembro de 2015)

Nenhum comentário: