segunda-feira, 23 de março de 2015

Viva Nostalgia!


O túmulo vazio

Em Edimburgo, na primeira metade do século XIX, um médico chamado Wolfe MacFarlane (Hnery Daniell), com a ajuda de um sinistro taxista, John Gray (Boris Karloff), realiza experimentos com cadáveres que desenterram ilegalmente do cemitério. A obsessão por corpos é tamanha que ambos iniciam uma matança em busca do objeto de seus macabros trabalhos.

Clássico do cinema de horror, o filme acaba de ganhar versão restaurada em DVD no Brasil e sai no box “Obras-primas do terror – Volume 1”, pela Versátil. Com tema funesto e fotografia apavorante, de cemitérios e paisagens noturnas, este foi um dos primeiros filmes do diretor Robert Wise (1914-2005), que ficaria famoso posteriormente pelos notórios “O dia em que a Terra parou” (1951), “Amor, sublime amor” (1961), “A noviça rebelde” (1965) e “Jornada nas estrelas - O filme” (1979) - reparem como ele era versátil, investia em gêneros diversos, como ficção científica, musical, terror e romance, e sempre acertava!. O perspicaz cineasta reuniu um bom elenco, a começar pelo inglês Henry Daniell (na pele do médico sedento por experimentos com corpos humanos), e destacando dois coadjuvantes icônicos do cinema de horror americano, Boris Karloff e Bela Lugosi. Para quem aprecia um terror antigo, de primeira classe, sem exageros, este é um exemplar autêntico, baseado em conto do escocês Robert Louis Stevenson (o mesmo escritor de “O médico e o monstro”). Curiosidade: o escritor R.L. Stevenson nasceu em Edimburgo, capital da Escócia, e muitas histórias criadas por ele retrata, de forma imaginativa, o universo sombrio da cidade à noite, com seus castelos antigos e ruas desertas.
No box “Obras-primas do terror – Volume 1”, digistack com três DVDs e seis filmes, saem também “Na solidão da noite” (1945), “A noite do demônio” (1957), “A aldeia dos amaldiçoados” (1960), “O chicote e o corpo” (1963) e “A orgia da morte” (1964). E o volume dois está saindo do forno esse mês! Por Felipe Brida


O túmulo vazio (The body snatcher). EUA, 1945, 77 min. Terror. Preto-e-branco. Dirigido por Robert Wise. Distribuição: Versátil. Disponível em DVD.

Nenhum comentário: