quinta-feira, 12 de março de 2015

Viva Nostalgia!


As coisas da vida

Pierre Bérard (Michel Piccoli), um renomeado engenheiro francês, sofre um gravíssimo acidente de carro. Enquanto aguarda socorro, relembra momentos marcantes e recentes vividos intensamente por ele e pela amante, Hélène (Romy Schneider).

Maravilhosa obra-prima de Claude Sautet (1924-2000), pela primeira vez em DVD no Brasil (estava inédito até agora e sai em edição restaurada pela Versátil). Baseado no premiado romance de Paul Guimard (que também fez o roteiro), o filme é uma crônica terna e sensível sobre a persistência das lembranças das pequenas coisas que fazem sentido na vida. Após um acidente de carro em uma estrada rural, o engenheiro, interpretado pelo grande ator francês Michel Piccoli, recorda fatos essenciais vividos ao longo dos últimos 20 anos e divididos entre a esposa e a amante secreta.
No elenco de coadjuvantes encontramos a linda atriz austríaca Romy Schneider, um charme de mulher, em momento importante da carreira (que pena ter partido tão cedo).
Uma fita notória do cinema francês do finalzinho dos anos 60, co-produção entre Itália e Suíça, com trilha sonora emocionante de Phillippe Sarde. E traz uma sequência antológica de acidente automobilístico, retomado em vários ângulos e diversos closes ao longo da história.
Indispensável aos cinéfilos! Por Felipe Brida


As coisas da vida (Les choses de la vie). França/Itália/Suíça, 1969, 82 min. Drama. Colorido. Dirigido por Claude Sautet. Distribuição: Versátil. Disponível em DVD.

Nenhum comentário: