quinta-feira, 16 de junho de 2016

Resenha Especial



Schock

Viúva, Dora (Daria Nicolodi) casa-se novamente e vai morar na antiga casa da família, junto com seu filho pequeno. Tudo parece tranquilo, até que ela é assombrada pelo fantasma do ex-marido, cujas aparições e a mudança de comportamento do filho a levarão à loucura.

Último terror italiano do “mestre do macabro”, Mario Bava (1914-1980), que faleceu três anos depois de terminar a fita, escrita pelo filho, Lamberto Bava, com auxílio de outros três roteiristas. De clima tenso, com aspecto contundente de suspense psicológico, o trabalho de Bava flerta com o gore (sangrento) e estende-se a elementos visuais impressionantes em cenas memoráveis, como a escultura da mão que se mexe, a lâmina de barbear entre as teclas do piano, a criança em estado de transe com os olhos virados e as breves manifestações do fantasma em forma de corpo putrefato. Filmado em Roma e em São Francisco em pouquíssimos dias, com orçamento reduzido, esse filme-despedida de Bava realça a marca autoral plural e a estética do maior cineasta de horror italiano de todos os tempos (quem não conhece dele “A maldição do demônio”, “As três máscaras do terror”, “O ciclo do pavor” ou “Lisa e o diabo”, todos lançados pela Versátil, esta obra pode ser uma boa iniciação à extensa filmografia do diretor).
Na matriz do elenco vemos Daria Nicolodi, companheira de vida de Dario Argento (e atriz recorrente dos filmes dele), mãe de Asia Argento, cujo papel de protagonista cresce da sanidade à loucura, sempre com medo latente no olhar diante dos sinistros acontecimentos que presencia. Um de seus melhores desempenhos no cinema (Daria teve carreira curta, com 20 filmes, vários como ponta e sem crédito, e está afastada das telas desde 2007).
“Schock” sai no Brasil em versão restaurada pela Versátil, na caixa “Obras-primas do terror – Volume 4”, acompanhado de cinco outros títulos altamente recomendados aos fãs do gênero: “A filha de Satã” (1962), “Sob o poder da maldade” (1967), “Nasce um monstro” (1974), “A casa do cemitério” (1981) e  “A espinha do diabo” (2001).
PS: No Brasil chegou a ser exibido na TV com o título “Os demônios da noite”, enquanto nos Estados Unidos chamou-se “Beyond the door II” (não existe a parte um, e sim uma fita de fantasma italiana “Espírito maligno”, de 1974, que lá recebeu o nome de “Beyond the door”).


Schock (Idem). Itália, 1977, 94 min. Terror. Dirigido por Mario Bava. Distribuição: Versátil Home Video

Nenhum comentário: