sexta-feira, 19 de junho de 2015


Manny

Documentário sobre a trajetória do lutador filipino Manny Pacquiao, desde a infância pobre no subúrbio de Kibawe ao reconhecimento no boxe em 2005.

Poucos meses após o lançamento em DVD do documentário “Eu sou Ali: A história de Muhammad Ali” (2014), a Universal distribuiu no mercado brasileiro outro bom doc na linha do boxe, a biografia do lutador filipino Emmanuel Dapidran Pacquiao, o Manny (nascido em 1978). Numa linha mais convencional, o filme traça o perfil do discreto esportista desde os sonhos de criança, no seio de uma família pobre, até a ascensão no ringue, dez anos atrás. Os apontamentos da vida do boxeador são contados rapidamente em depoimentos de atores ligados ao esporte, como Mark Wahlberg e Jeremy Piven, além de um rico arquivo audiovisual, como gravações antigas de luta.
Praticamente desconhecido entre os brasileiros, Manny tornou-se o primeiro campeão mundial em oito categorias de peso diferentes, com seis títulos mundiais. Ainda recebeu a condecoração de “o melhor lutador da década de 2000” pela Associação de Escritores de Boxe da América (BWAA).
Fora do ringue, é um cristão engajado em movimentos sociais e atualmente exerce cargo político em seu país natal (ele é uma espécie de deputado nas Filipinas, muito querido pela população). Também gravou músicas (com álbuns lançados) e participou de filmes filipinos de luta como ator principal. Nesse documentário, narrado por Liam Neeson e altamente recomendado aos fãs de esporte, nada escapa sobre a personalidade de Manny e, com precisão, podemos conhecer todas as faces do lutador.
Quem dirige é Leon Gast, vencedor do Oscar de melhor documentário por “Quando éramos reis” (1996), sobre o famoso campeonato de boxe no Zaire, em 1974, que contou com a acirrada luta entre George Foreman e Muhammad Ali. Já em DVD. Por Felipe Brida

Manny (Idem). EUA/Filipinas, 2014, 88 min. Documentário. Dirigido por Leon Gast e Ryan Moore. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: