sábado, 25 de abril de 2015

Resenha Especial



A revolução dos bichos

Na fazenda Granja do Solar os animais convivem, a duras penas, com os maus tratos dos humanos. Um dia, os porcos organizam uma rebelião, com apoio das vacas, dos cavalos e das galinhas, e conseguem expulsar seus donos daquelas terras. Montam suas próprias leis, seguindo uma corrente chamada de Animalismo, e progressivamente criam um Estado igualitário. Porém, os porcos abandonam as regras e assumem a liderança implantando um regime ditatorial de terror.

Inédito em DVD no Brasil, "A revolução dos bichos" é uma animação britânica para adultos, baseada fielmente no fantástico e controverso livro de George Orwell, e que recebeu indicação ao Bafta na categoria. Assim como na famosíssima obra literária, a história corresponde a uma sátira genial sobre o Totalitarismo e o Comunismo partindo as ações de um grupo de animais que vivem na metafórica Granja do Solar, que organizam um levante contra os maus tratos dos humanos. Após a expulsão dos homens rudes da fazenda, cria-se ali uma sociedade igualitária, seguidora das leis do Animalismo, mas que aos poucos se desmancha num regime totalitário – é celebre o ácido discurso “todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que os outros”, justamente a ideia arbitrária de superioridade dos que atingem o alto escalão do poder de governança, abandonando e desmoralizando os próprios companheiros de jornada. As figuras de Lenin e Stalin são simbólicas na pele dos porcos (olhe só o animal escolhido!), e todo o ambiente é uma profunda alegoria da oposição dos mencheviques e bolcheviques na Rússia a partir de 1917, ou seja, nos primórdios do regime comunista.
Com traços e cores primitivas, quase artesanais, a animação política, dirigida por uma dupla de cineastas já falecidos e poucos lembrados no Brasil (um inglês, Joy Batchelor, e outro austro-húngaro, John Halas), mantém a estrutura literária de Orwell, com os principais diálogos e as passagens mais memoráveis - e para quem entende o assunto, será enriquecedor conhecer (é sempre bom antes de assistir ao desenho reler a complexa História da Rússia na virada do século XX).
Tenho o livro de Orwell como um de meus preferidos, e agora essa fantástica animação também (agora em DVD pela Versátil em cópia restaurada). Imperdível. Por Felipe Brida


A revolução dos bichos (Animal farm). Inglaterra, 1954, 72 min. Drama. Animação. Dirigido por Joy Batchelor e John Halas. Distribuição: Versátil

Nenhum comentário: