sábado, 20 de setembro de 2014

Cine Lançamento


Grandes garotos

Thomas (Max Boublil) acaba de se ficar noivo de Lola (Mélanie Bernier), dois jovens bonitos, de família de classe média francesa. Conhece o sogro, Gilbert (Alain Chabat), um homem desiludido, casado há 30 anos com Suzanne (Sandrine Kiberlain). Numa conversa informal, Gilbert convence Thomas a abandonar tudo para viver altas aventuras pela França afora, como dois garotões. Ambos, motivados pela liberdade e pelo autoconhecimento, partem uma viagem desmedida em busca dos antigos sonhos de adolescência.

A safra de comédias alternativas francesas de 2005 para cá segue numa crescente favorável, atraindo o público brasileiro e americano. Muitas delas, criativas, mesclando gêneros como suspense e drama, devem ser conferidas, como algumas das minhas preferidas, a destacar Fair play (2006), A Riviera não é aqui (2008), Mamute (2010), A gaiola dourada (2013), A grande volta (2013) e a divertida “Grandes garotos”, recém-lançada em DVD pela Paramount Pictures. Parte de uma história nem tão original, a de um homem de meia idade que convence o genro a largar a vida de quase casado, para seguir sem rumo pelo país, em uma aventura cortando cidades e mais cidades. A força atrativa está na alta dose de humor da dupla central, composta por dois bons atores contemporâneos da França, Alain Chabat e Max Boublil. Interpretando personagens com, respectivamente, 55 e 33 anos (idade também na vida real), a partir da metade do filme, quando adotam a liberdade, jogando tudo para cima, “rejuvenescem” como dois adolescentes dispostos a curtir a vida adoidado. Frequentam baladas, conhecem pessoas joviais, usam linguajar apropriado à nova identidade. Porém ambos terão um preço a pagar, não?
Sem vulgaridades, deboches ou brincadeiras de mau gosto (como os americanos poderiam fazer caso tivessem nas mãos um ponto de partida semelhante), a fita independente recebeu elogios da crítica europeia, além de ser bem vista pelo público. Bem agradável, engraçada e com uma história leve, torna-se diversão garantida para toda a família. Conheçam e aproveitem para conferir o bom momento das comédias francesas. Por Felipe Brida

Grandes garotos (Les gamins). França, 2013, 97 min. Comédia dramática. Dirigido por. Distribuição: Paramount

Nenhum comentário: