terça-feira, 31 de agosto de 2021

Dica de Leitura


"Gostaria de contar como L. entrou na minha vida, em que circunstâncias. Gostaria de descrever com precisão o contexto que permitiu que L. entrasse na minha esfera privada e, com paciência, a dominasse. Mas não é tão simples. E no instante em que escrevo esta frase, 'como L. entrou na minha vida', percebo que a expressão ganha pompa, um exagero desnecessário, uma maneira de dar ênfase a um drama que ainda não existe, uma vontade de anunciar uma virada ou uma reviravolta".

Abertura do livro "Baseado em fatos reais" (2015), de Delphine de Vigan, lançado no Brasil pela editora Intrínseca (2016, 256 páginas, tradução de Carolina Selvatici). O romance, um thriller psicológico, acompanha os dias turbulentos da escritora Delphine quando conhece uma jovem, de apelido L., que trabalha como ghost writer. As duas ficam próximas, uma auxilia a outra no processo de escrita, ao mesmo tempo que loucura e pesadelo se misturam, tornando aquela relação perigosa.
Ágil, tenso, com traços autobiográficos e reviravoltas brilhantes, o premiado livro da escritora francesa ganhou uma formidável versão para cinema, de mesmo título, lançada em 2017, com direção de Roman Polanski, e contando no elenco com nomes de peso, como Emmanuelle Seigner, Eva Green e Vincent Perez. Recomendo livro e filme!
Obrigado, equipe da Intrínseca, pelo envio do exemplar.




Nenhum comentário: