sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Cine Cult


Neve ardente

Em dezembro de 1942, soldados alemães preparam uma ofensiva contra os soviéticos às margens do Rio Volga, o que irá acarretar num revés para as forças nazistas durante a Segunda Guerra.

Esse filme de guerra soviético, lançado recentemente em DVD pela CPC-Umes Filmes, resgata um caso real na Segunda Guerra Mundial vivido por Yuri Bondarev, na época chefe de artilharia da URSS e que depois se dedicaria à literatura e ao cinema (seria roteirista de vários longas sobre a Segunda Guerra, como “Os últimos disparos” e as duas partes “Libertação”, rodados entre 1960 e 1970). Bondarev escreveu o romance original e adaptou-o para as telas, nessa obra dramática irretocável, com grandiosas cenas de batalha que assustam pelo grau de verdade e realidade. A história se passa durante a Operação Tempestade de Inverno, que durou 11 dias, entre 12 e 23 de dezembro de 1942, logo depois da ofensiva alemã, com blindados da Panzer, que invadiram Stalingrado. Os soviéticos haviam armado um cerco, inibindo 300 mil soldados alemães do general das forças nazistas Friedrich Paulus. Hitler, para quebrar o bloqueio e resgatar a tropa, enviaria uma frota de tanques, comandado por Marechal Manstein, enfrentando, assim, uma bateria antitanque do Exército Vermelho, em uma batalha surpreendente que marcaria os rumos dos dois países na guerra.


Tem um apuro técnico, filmagens em locações abertas como se existisse uma verdadeira guerra, e serve para quem aprecia História, ainda mais aquelas da Segunda Guerra. Tem um roteiro bem trabalhado, e uma montagem que engrandece o resultado. Recomendo conhecer!
É uma grata surpresa assistir a essa fita soviética raríssima, disponível numa cópia exemplar da CPC-Umes (destaco que o filme havia saído muitos anos atrás pela extinta Cultclassic, no entanto a versão da CPC está com melhor imagem e som).

Neve ardente (Goryachiy sneg). URSS, 1972, 102 minutos. Guerra. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Gavriil Egiazarov. Distribuição: CPC-Umes Filmes (DVD de 2021) e Cultclassic (DVD de 2007)

Nenhum comentário: