segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Na Netflix


Homicídio na Costa do Sol

O desaparecimento de uma jovem em Andaluzia, no sul da Espanha, em 1999, mobiliza a polícia e a comunidade local. Dias depois ela é encontrada morta, e a ex-namorada de sua mãe é presa pelo crime. Poucos anos mais tarde, outra garota é assassinada na região, e os dois casos ganham uma nova perspectiva.

A Netflix investe há tempos em documentários criminais, de séries a filmes realizados em diversos países, muitos deles bem produzidos. “Homicídio na Costa do Sol” é uma dessas atrações especiais, voltada para quem procura um intrigante filme de mistério e revelações chocantes. Trata do caso de Rocío Wanninkhof, jovem assassinada em Andaluzia em 1999, um caso que teve vasta repercussão na mídia espanhola. Na época, a ex-namorada da mãe da vítima foi sentenciada e presa acusada pelo crime, colocando um ponto final naquela tragédia. Porém, anos depois, outra garota, de nome Sonia Carabantes, aparecia morta na região, e os traços do crime assemelhavam-se a de Rocío. A polícia e a opinião pública foram mobilizadas, e pairavam perguntas no ar: A mulher presa no primeiro caso é realmente a criminosa? Será ela integrante de um grupo que assassina meninas indefesas? As respostas são dadas no filme, que reconstrói os casos Wanninkhof-Carabantes de maneira singular, com depoimentos de familiares e autoridades policiais, até atingir uma conclusão estarrecedora.


Sem apelar ao sensacionalismo, o doc é uma obra intrigante que discute o papel da mídia no jornalismo policial e pretende desvendar a mente de perigosos assassinos. É uma das boas novidades no catálogo da Netflix, lançado há poucas semanas. Recomendo.

Homicídio na Costa do Sol (El caso Wanninkhof-Carabantes). Espanha, 2021, 88 minutos. Documentário. Dirigido por Tània Balló. Distribuição: Netflix

Nenhum comentário: