quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Cine Cult


O destino de um homem

Motorista de caminhão do Exército Vermelho, o soldado soviético Andrey Sokolov (Sergey Bondarchuk) é preso pelos alemães durante a Segunda Guerra e levado ao campo de concentração. Quando a guerra termina, retorna para casa e descobre uma tragédia familiar sem precedentes. Ele então passa a refletir sobre a existência, a morte e recorda de momentos da guerra e das pessoas que o ajudaram a chegar até aqui.

Contundente e memorável, o drama de guerra escrito, dirigido e protagonizado por um dos cineastas soviéticos mais importantes de sua geração (Sergey Bondarchuk), é um filme de mensagem antiguerra, de aspecto memorialista – e lançado recentemente em DVD pela CPC-Umes. Dividido em duas partes, na primeira há a exaustiva jornada de um soldado soviético preso pelos nazistas, que sofre no campo de concentração, mas nunca perde a esperança; na segunda parte, com o fim da guerra, esse mesmo soldado retorna ao lar, e se depara com um fato que abalará para sempre sua vida.
O diretor fala sobre os horrores da guerra e a perseguição aos soviéticos pelos nazistas. Há uma trama paralela que fará todo sentido na segunda parte do filme que é a comovente relação entre o soldado e seu filho pequeno. O sólido roteiro é adaptado do romance homônimo de Mikhail Sholokhov, que ganharia o Prêmio Nobel de Literatura em 1965 (eu li o livro, a versão para cinema é muito fiel, e recomendo tanto o filme quanto a obra literária).


A CPC-Umes já lançou filmes do diretor Sergey Bondarchuk, como “A história de um homem de verdade” (1948), “Guerra e paz” (1965-1967), “Eles lutaram pela pátria” (1975) e “Boris Godunov” (1986).

O destino de um homem (Sudba cheloveka). URSS, 1959, 103 minutos. Drama/Guerra. Preto-e-branco. Dirigido por Sergey Bondarchuk. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: