terça-feira, 31 de agosto de 2021

Cine Brasil


4x100: Correndo por um sonho

Duas atletas, após fracassarem nas Olimpíadas do Rio em 2016, preparam-se arduamente para os jogos de Tóquio com a meta de reerguer a carreira.

As atrizes Thalita Carauta e Fernanda de Freitas engrandecem esse drama sobre competições esportivas que acaba de entrar no catálogo do Telecine, dois meses depois de estrear nos cinemas (tem como produtora a Globo Filmes com a Gullane e distribuição da Imovision). Elas interpretam duas mulheres dando duro para reerguer a carreira no Atletismo após um fiasco nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Ao serem derrotadas no revezamento 4x100 e consequentemente perderem a chance de ganhar medalhas de ouro, um efeito catastrófico se abate sobre suas vidas. Os anos se passam, e elas têm a chance de uma nova etapa no mundo do esporte. Mas precisarão abandonar a rivalidade para conseguir espaço nas Olimpíadas de Tóquio de 2020, e quem sabe reviver os tempos áureos de quando eram verdadeiras estrelas na mídia.
É raro vermos filmes sobre atletismo feminino (confesso que nunca havia assistido um feito no Brasil), e esse é um exemplar modesto, bem realizado e com alta qualidade de roteiro e trabalho técnico. Não é apenas sobre esporte, competição, determinação, há subtramas sobre preconceito e a mídia esportiva no Brasil, sendo um bom entretenimento para quem está à procura de conferir o nosso cinema brasileiro.
É o melhor trabalho do diretor de “Operações especiais” (2015) e “Desculpe o transtorno” (2016), Tomas Portella, que reuniu um elenco adequado em papéis sinceros, como o de Augusto Madeira (o treinador), além das duas atrizes já mencionadas.


Esqueça o título genérico e nada chamativo, e assista, pois é um dos bons feitos do cinema brasileiro de 2021, e que anteciparia a participação do país nas Olímpiadas de Tóquio.

4x100: Correndo por um sonho (Idem). Brasil, 2021, 91 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Tomas Portella. Distribuição: Imovision

Nenhum comentário: