sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Cine Especial



Nerve: Um jogo sem regras

* Resenha publicada em 30/05/2017

Vee (Emma Roberts), uma estudante do Ensino Médio, aceita, por intermédio de colegas da escola, entrar em um jogo online que propõe ao participante inúmeros desafios reais. Para completar as fases do jogo e ganhar prêmios e aumentar o número de seus seguidores, é necessário se jogar em atividades perigosas. Vee então se torna popular nas redes sociais, ao lado de um competidor de quem se torna parceiro, Ian (Dave Franco), enquanto os desafios do jogo tornam-se ainda mais arriscados.

Fita de ação de ótima montagem que escancara discussões acerca dos perigos das redes sociais, bem como da Darknet e Deepweb e dos jogos online que nos últimos anos causaram mortes de jovens devido aos perigosos desafios propostos, como a tão falada “Baleia Azul” (essa ganhou páginas e páginas das mídias nesse ano, e vale lembrar que a polícia russa investiga mais de 40 suicídios provavelmente relacionadas à ‘Baleia’).
Em “Nerve” (nome de um jogo fictício com tais propostas), jovens são inseridos num mundo cibernético em busca de satisfação e likes com torcida para que vençam desafios, feitos no plano da vida real. As competições são vigiadas, gravadas ao vivo e lançadas nas redes, virando um hit entre os jovens.
É um filme com linguagem jovial, para o público adolescente, sobre a “alta modernidade” e a construção do self na era da mediação, onde os personagens estão sob alta exposição. É o mundo atual, o da espetacularização da vida íntima pelas redes sociais, a alienação e narcose de mãos dadas, naquele espaço, o da cibercultura, em que principalmente os adolescentes se sentem pertencidos. Faz pensar como a tecnologia está presente em nossas relações e como ela modela os padrões sociais.


Baseado no romance de Jeanne Ryan, com roteiro de Jessica Sharzer, roteirista de episódios de “American horror story”, o filme tem à frente do elenco Emma Roberts (de “American horror story”) e Dave Franco, irmão mais novo de James Franco (de filmes como “Vizinhos 1 e 2”), e participação especial da indicada ao Oscar Juliette Lewis.
Nos cinemas fez boa carreira, rendendo nas bilheterias U$ 85 milhões (de um orçamento de U$ 19 milhões), e foi lançado há poucas semanas em DVD e Bluray pela Paris Filmes. A direção é da dupla que havia feito “Atividade paranormal 3 e 4”, Henry Joost e Ariel Schulman.

Nerve: Um jogo sem regras (Nerve). EUA, 2016, 96 minutos. Ação/Suspense. Colorido. Dirigido por Henry Joost e Ariel Schulman. Distribuição: Paris Filmes

Nenhum comentário: