domingo, 8 de agosto de 2021

Resenhas especiais


Dois filmes para o público jovem, disponíveis no streaming. Recomendo!

Clouds

Zach Sobiech (Fin Argus), um jovem estudante com poucos meses de vida devido a um câncer agressivo, recorre à música para aproveitar seus últimos momentos. Uma de suas composições, chamada “Clouds”, fará enorme sucesso na internet.

Produzido pela Warner Bros, com distribuição mundial pela Disney+, o canal de streaming da Disney que vem se popularizando no Brasil, o filme é um drama para os jovens, humano e bem realizado, bem escrito e que deve levar boa parte deles às lágrimas. Isso porque conta a triste trajetória de um jovem estudante com muitos planos, Zach Sobiech (1995-2013), porém acometido por um câncer nos ossos, e que morreria prematuramente aos 18 anos, deixando para trás músicas compostas que seriam gravadas, depois, por outros cantores. Tinha talento e carisma, mas partiu cedo. “Clouds”, sua música mais conhecida, bombou no Youtube em 2012 poucos meses antes de Zach falecer e chegou a ser hit no Reino Unido, Canadá e França - e em 2020, por causa do lançamento do filme, voltou com tudo, atingindo o ‘top music’ no iTunes.


O filme tem momentos melodramáticos, o ator que o interpreta tem carisma e está adequado ao papel (Fin Argus, da série da Marvel “Agentes da S.H..I.E.L.D.”, de 2020), e praticamente tudo foi extraído do livro autobiográfico escrito pela mãe dele, Laura Sobiech, de título “Clouds: A memoir” – quem faz esse papel é Neve Campbell, da franquia de terror “Pânico”.
Direção do mesmo de “A cinco passos de você” (2019), o ator e produtor Justin Baldoni.

Clouds (Idem) EUA, 2020, 121 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Justin Baldoni. Distribuição: Disney+


A guerra do amanhã

Num futuro incerto, em um mundo tomado por monstros, o pai de família Dan (Chris Pratt) é convocado para uma guerra para defender a humanidade, juntamente com uma tropa de elite. Mas a missão será a mais árdua de sua vida.

Já vimos filmes de ação assim, de mercenários preparados para uma guerra incerta contra criaturas. Seguindo o mote de filmes desse naipe, “A guerra do amanhã” virou da noite para o dia um blockbuster no streaming, um filme caro, explosivo, que não para e lembra um jogo de videogame infernal. A palavra de ordem é “destruição”, e mais nada, contando com uma equipe técnica que bolou ótimos efeitos digitais para segurar o público na cadeira (efeitos bons por sinal, sejam nas explosões ou na concepção dos monstros horripilantes). Para os que procuram algo pra se distrair e não se importam com barulheira, a dica é válida.
Protagonizado pelo simpático Chris Pratt, um dos rostos mais bonitos do cinema de entretenimento atual e que segura qualquer filme, seja aventura, romance ou comédia, a fita de ação distribuída pela Amazon Prime Video em sua plataforma de streaming quebrou recordes e foi visto por milhões de pessoas no fim de semana de estreia (na primeira semana de julho), o que indica o futuro do cinema, que agora está dentro da casa dos indivíduos. O streaming veio para ficar, queira ou não... O filme também contou com uma campanha de marketing extensiva e mundial, com milhares de anúncios em redes sociais, rádios e TV, além de display especiais com monstros espalhados em pontos estratégicos nos centros de grandes cidades, inclusive no Brasil. Outro indicativo do futuro do cinema: o filme foi produzido pela Paramount com a Skydance Media e o Amazon Studios, e adquirido pelo Prime por U$ 200 milhões para ser lançado no ambiente virtual/remoto – isso por conta da Covid, que fez com que o filme não fosse lançado no cinema. Essa é aposta de muitos produtores, de lançar suas obras de cinema na rede, já que o número de assinantes de streaming, como Netflix e Prime, cresceu absurdamente entre 2020 e 2021 em relação aos anos anteriores, uma das consequências da pandemia.


Dirige Chris McKay, da animação “Lego Batman: O filme” (2017), que foi montador de “Uma aventura Lego” (2014).

A guerra do amanhã (The tomorrow war). EUA, 2021, 138 minutos. Ação. Colorido. Dirigido por Chris McKay. Distribuição: Amazon Prime Video

 

Nenhum comentário: