terça-feira, 14 de setembro de 2021

Dica de livro


"Quando Rick ouviu o barulho de seu casaco sendo consumido pelas chamas, seu pânico se inflamou tanto quanto a indumentária. Imediatamente, ele sentiu as labaredas subindo pelos ombros e estalando em volta da cabeça. Naquele momento, ele quase fez a pior coisa que poderia ter feito na situação: sair correndo cego de medo. Mas, um instante antes de Rick perder a cabeça, ouviu Cliff Booth dizer calmamente: - Rick, você está em cima duma poça d'água. Se jogue no chão".

Trecho de "Era uma vez em Hollywood" (2021), a estreia de Quentin Tarantino na literatura, um livro que ele escreveu a partir do próprio roteiro de seu filme homônimo. Com ritmo frenético, humor cáustico, ironias e inúmeras referências à era de ouro do cinema, o livro se passa na Los Angeles do final da década de 60, focando um astro da TV, Rick Dalton, e sua amizade com o dublê de cinema Cliff Booth. Tanto o cinema quanto a televisão passam por um amplo processo de transformação, e os dois procuram um lugar ao sol, até terem a vida revirada quando conhecem a modelo e atriz Sharon Tate.
O filme de Tarantino, o nono de sua carreira, ganhou dois Oscars, de melhor ator coadjuvante para Brad Pitt e design de produção, e indicado ainda a oito prêmios da Academia (como melhor filme, diretor e ator para Leonardo DiCaprio).
Em formato de bolso, o livro foi publicado no Brasil pela editora Intrínseca no mês passado (2021, 560 páginas, tradução de André Czarnobai), e já está disponível nas livrarias. Recomendo!





Nenhum comentário: