quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Cine Especial


Vingança

O piloto de caça da Marinha Michael Cochran (Kevin Costner) se aposenta e viaja ao México para rever um antigo amigo, Mendez (Anthony Quinn), hoje um poderoso empresário. Ele conhece a jovem esposa de Mendez, a sensual Mireya (Madeleine Stowe), e ambos se sentem atraídos. Iniciam um tórrido relacionamento secreto, até que Mendez descobre. O casal resolve fugir e são perseguidos por perigosos bandidos a mando de Mendez.

Uma fita de ação com romance que anteciparia “Amor à queima-roupa” (1993), do mesmo diretor Tony Scott, sobre um piloto que se apaixona por uma mulher sensual, esposa de um mafioso, e são perseguidos por criminosos.
Há poucas e boas cenas de ação, rodadas no México, com dois atores em ascensão (Kevin Costner, no auge, ganharia naquele ano o Oscar de melhor filme e diretor por ‘Dança com lobos’, e Madeleine Stowe vinha do sucesso ‘Tocaia’ e depois de muitos filmes nos anos 90 sumiria das telas). E claro a participação memorável e sempre imponente de um veterano de ponta, o astro nascido no México e duas vezes ganhador do Oscar Anthony Quinn, já no final de carreira, na época com 75 anos. Ele vale cada momento em cena com seu tipo intimidador e um vozeirão inigualável.


A fotografia ensolarada de um México perigoso dá o tom da história do romance proibido e da dupla vingança: a do mafioso diante da traição, e a do piloto no final do filme (que termina de maneira trágica).
Dirige o inglês Tony Scott (irmão de Ridley Scott e diretor de “Top Gun”, “Dias de trovão” e “Inimigo do estado”), que infelizmente morreu cedo, aos 68 anos, em 2012 (cometeu suicídio), deixando uma marca notável no cinema americano dos anos 80 e 90.
Exibido diversas vezes na TV na década de 90, sai agora em DVD numa edição especial no box “Tony Scott – The red collection”, pela Classicline, acompanhado dos longas “Fome de viver” (1983, com David Bowie e Susan Sarandon), “Amor à queima-roupa” (1993, com Christian Slater e roteiro de Quentin Tarantino) e “Estranha obsessão” (1996, com Robert De Niro e Wesley Snipes).


Vingança (Revenge). EUA/México, 1990, 124 minutos. Ação/Romance. Colorido. Dirigido por Tony Scott. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: