terça-feira, 7 de setembro de 2021

Cine Especial


Estranha obsessão

Gil Renard (Robert De Niro) é um vendedor de facas que no passado tentou ser jogador de baseball. Fanático pelo esporte, sempre é visto na torcida quando há jogos em sua cidade. Sua vida anda péssima, com problemas familiares e também no trabalho. Assim como Renard, seu ídolo, o jogador de baseball Bobby Rayburn (Wesley Snipes), enfrenta uma maré de azar. Ele acredita que pode ajudar o famoso jogador a se superar, então passa a segui-lo. Torna-se um fã obcecado, disposto a tudo, inclusive a matar, para estar próximo ao ídolo.

Quando lançado em VHS, em 1996, muita gente assistiu a esse filme de suspense com Robert De Niro em mais um papel de vilão doentio, aqui um fã psicótico, num tipo que sabia representar bem (lembram-se de “Cabo do medo” e “Os intocáveis”?). Não é uma grande obra, nem original, mas tem bons elementos do thriller psicológico e um bom trabalho de De Niro e Wesley Snipes (como o jogador de baseball que sofre nas mãos do obcecado homem).


Há no cinema americano vários filmes sobre fãs dispostos a tudo para ter seu ídolo próximo, na linha de suspense/terror, como “O fã: Obsessão cega” (1981), “Louca obsessão” (1990) e, lembrei agora, “O rei da comédia” (1983), com o mesmo De Niro, dirigido por Martin Scorsese – essa era uma sátira, de humor negro, com Jerry Lewis como ele mesmo.
Ellen Barkin, hoje sumida das telas, faz uma locutora de rádio, e Benicio Del Toro, em início de carreira, interpreta um jogador rival de Snipes. John Leguizamo também aparece numa ponta.


É baseado num romance de Peter Abrahams, lançado em 1995, e dirige o inglês Tony Scott, irmão de Ridley Scott, de “Top Gun: Ases indomáveis” (1986) e “Inimigo do estado” (1998), que infelizmente morreu cedo, em 2012. Já havia uma cópia esgotada no mercado brasileiro, pela Spectra Nova, e agora sai em DVD numa edição de luxo no box “Tony Scott – The red collection”, pela Classicline, acompanhado dos longas “Fome de viver” (1983), “Vingança” (1990) e “Amor à queima-roupa” (1993).


Estranha obsessão (The fan). EUA, 1996, 116 minutos. Suspense. Colorido. Dirigido por Tony Scott. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: