segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Estreias da semana - Nos cinemas e no streaming


Inverno em Paris (2022)

Cineasta consagrado com seus dramas íntimos, como ‘Canções de amor’ (2007), ‘A bela Junie’ (2008) e ‘Conquistar, amar e viver intensamente’ (2018), o francês Christophe Honoré realiza mais uma fita marcante e delicada, com grandes interpretações de Juliette Binoche e de um ator revelação, de 20 anos de idade, Paul Kircher – que pelo papel ganhou atuação no Festival de San Sebastián. Eles interpretam respectivamente mãe e filho, destruídos pela morte do patriarca. O jovem, que tem 17 anos, sai do internato com o falecimento repentino do pai e embarca para uma nova vida ao lado do meio-irmão em Paris. Em fase de descobertas, ele se relaciona amorosamente com homens mais velhos, aproxima-se do irmão distante (bom trabalho também de Vincent Lacoste, rosto comum no cinema francês atual) e tenta se reconectar com a mãe. Kircher é a alma viva do filme, uma presença iluminada, um jovem ator que está despontando no cinema – esse ano ganhou prêmio especial no Festival de Veneza por ‘E seus filhos depois deles’ (2024). Um tanto quanto doloroso, conta com uma fotografia azulada que reforça os dramas e a melancolia dos personagens. Gostei muito e recomendo essa que é uma das boas estreias do ano. Lançamento nos cinemas pela Pandora Filmes.




Tempestade ácida (2023)

 

Ganhador do Prix Ecoprod no Festival de Cannes, esse filme-catástrofe francês, coproduzido na Bélgica, traz boas atuações de Guillaume Canet e Laetitia Dosch, que lideram o elenco. É uma história intensa, sobre um casal em processo de divórcio que tem de proteger a filha em meio a uma chuva ácida causada por uma rigorosa onda de calor. A tragédia readequará os laços rompidos daquela família. Vai além de uma típica fita de desastre e ação, foca mais no drama familiar (o divórcio e o sentimento de perda) e em questões humanas. Entrou esse mês na plataforma ‘Adrenalina pura’, streaming especializado em fitas de ação, thriller, suspense e terror, muitos deles com astros e estrelas de Hollywood - são mais de 400 títulos no catálogo, com filmes originais e exclusivos, com estreias semanalmente, disponível na Prime Video Channels, Apple TV e Claro TV+. Acesso em www.adrenalinapura.com ou no Instagram do streaming, em @adrenalinapurabra.

 


 

Termodielétrico (2023)

 

Está nos cinemas esse documentário brasileiro que é uma experiência sensorial única, um filme-ensaio da diretora e artista visual Ana Costa Ribeiro, que trata das pesquisas de seu avô, o físico Joaquim da Costa Ribeiro, em torno do fenômeno termodielétrico – processo de geração de correntes elétricas associadas a alterações do estado físico de diversos materiais. A cineasta faz uma montagem ousada, juntando imagens de arquivo, paisagens brasileiras, vozes e parte gráfica, criando um filme completamente mágico e autoral. E é ela quem faz a narração off. O resultado é uma grande discussão acerca da memória, perda, ressignificação e ciência. Exibido em festivais como IDFA, na Holanda, Festival do Rio e Mostra de São Paulo. Nos cinemas brasileiros distribuído pela Embaúba Filmes.



 

 

Força bruta: Sem saída (2023)

 

Um autêntico e movimentado K-action que chega aos cinemas brasileiros com exclusividade pela Sato Company, distribuidora do grupo Sato. É a terceira parte de uma franquia de ação de sucesso, e os filmes todos são bem bons, recomendado para quem curte artes marciais, porrada, perseguições e muitos tiros - os dois anteriores são ‘Os fora-da-lei’ (2017) e ‘Força bruta’ (2022), e a parte quatro estreou semanas atrás no Festival do Rio, ‘Força bruta: Condenação’ (2024), em breve nos cinemas. Os quatro são protagonizados pelo sul-coreano Ma Dong-seok, o ‘Don Lee’, astro em sua terra natal. No novo filme, ele volta ao papel do agente policial disposto a acabar com o crime em sua cidade – dessa vez, enfrentará uma organização que distribui uma perigosa droga sintética no mercado. Tem todos os elementos do cinema oriental de ação, uma montagem frenética e uma história que prende até o fim. Foi a maior bilheteria nos cinemas sul-coreanos de 2023, com mais de 11 milhões de ingressos vendidos. Vale ver.





Nenhum comentário: