sábado, 1 de fevereiro de 2020

Resenha Especial



A noite devorou o mundo

Na manhã seguinte após uma festa, Sam (Anders Danielsen Lie) acorda na casa da ex-namorada e percebe, atônito, que Paris foi invadida por zumbis.

Um filme de zumbi que rompe com as tradições do gênero, que pode ser classificado como terror com drama intimista. Tem como foco apenas um personagem – feito pelo ator norueguês Anders Danielsen Lie, de “Oslo, 31 de agosto” (2011) e “22 de julho” (2018), cuja falta de carisma é um exercício para o papel do jovem solitário e angustiado. Ele é Sam, um jovem que acorda na casa da ex, onde havia participado de uma festa na noite anterior. Da sacada do sobrado vê Paris inabitada, ou melhor dizendo, tomada por mortos-vivos sedentos por carne humana. Rapidamente tranca tudo para não ser pego. Os dias se passam, ele, para se distrair, inventa instrumentos musicais com objetos recicláveis, pratica caminhada entre os cômodos como exercício físico, tem esperança de ser resgatado. Sofre com pesadelos noturnos e até dialoga com pessoas próximas. O único contato será com um médico infectado, em processo de zumbificação, que está preso em um elevador (participação especial de Denis Lavant, ator francês de “Holy motors”). O objetivo de Sam é escapar dali sem ser destroçado pelos zumbis, porém a dificuldade cresce a todo o instante.
Se você gosta de filmes de mortos-vivos poderá curtir essa fita francesa com pegada cult, mas não vá na expectativa de ver sangue, canibalismo e vísceras. A violência é contida, a narrativa é mais lenta e dramática, fugindo do esquema padronizado do subgênero zumbi – depois de tantos filmes de terror de zumbis matando Deus e o mundo, alguns cineastas reinventam a roda, uns utilizando o humor, outros o drama e assim vai. O resultado deste cabe no bolso, pode assistir se gostou da premissa!


Baseado no romance de Pit Agarmen, é o primeiro longa-metragem do diretor e teve exibição no Festival de Tribeca.
Vi na época do lançamento, em 2018, e revi com prazer ontem, em DVD (lançado pela California Filmes).

A noite devorou o mundo (La nuit a dévoré le monde). França, 2018, 93 minutos. Ação/Terror. Colorido. Dirigido por Dominique Rocher. Distribuição: California Filmes

Nenhum comentário: