sábado, 22 de fevereiro de 2020

Dos livros para as telas


"O menino se agachou doante da ondulação e, com as duas mãos, começou a retirar a neve. Viu uma forma se moldar sob a neve que ele afastava, e, de repente, sob suas mãos, apareceu um rosto pálido na cavidade que ele fizera. Não era desse a voz que gritava. Ele tinha os olhos fechados e a boca aberta, porém cheia de neve; estava imóvel, não se mexia sob as mãos do menino. Já sentindo muito frio, tremeu ao tocar aquele rosto gelado. Era a cabeça de uma mulher. Os cabelos esparsos estavam cheios de neve. A mulher estava morta".

Trecho do romance "O homem que ri" (1869), do francês Victor Hugo, lançado no Brasil pela editora Martin Claret (tradução e notas de Regina Célia de Oliveira, 2019, 516 páginas). No livro conhecemos a trágica história de Gwinplaine, um jovem abusado e mutilado por um grupo de traficantes de menores, quando pequeno, e teve a boca cortada nas laterais - o que dava o aspecto de que ele sorria sempre. Marginalizado, entregue à própria sorte, cresce sem família nem amigos, até ir trabalhar num circo de horrores.
Com forte crítica social, Victor Hugo escreve uma inigualável obra-prima, um marco de sua literatura ao lado de "Os miseráveis" e "O corcunda de Notre Dame". Originou várias versões para cinema, dentre elas o filme homônimo de Paul Leni, de 1928, um clássico expressionista.
Já disponível nas melhores livrarias. Obrigado, Martin Claret, pelo envio do exemplar.



Nenhum comentário: