sábado, 29 de fevereiro de 2020

Cine Lançamento


Projeto Gemini


Henry (Will Smith) é um matador profissional que acaba de se aposentar. Sem saber, envolve-se em uma conspiração e é perseguido por um grupo de assassinos de elite. Um dos membros do clã é um clone seu ainda mais mortal, Junior (Will Smith).

O cineasta Ang Lee realizou em “Projeto Gemini” seu primeiro filme de ação policial e o menos notório da carreira. Para quem teve dias de glória com a trilogia “A arte de viver” (1991), “Banquete de casamento” (1992) e “Comer beber viver” (1994), e “O tigre e o dragão” (2000), rodados em sua terra natal, Taiwan, ganhando aplausos e notoriedade nos Estados Unidos com as obras-primas “O segredo de Brokeback Mountain” (2005) e “As aventuras de Pi” (2012), este aqui é um pequeno passatempo cujo destaque está no uso de uma tecnologia primorosa. Tinha a pretensão de ser um grande projeto cinematográfico com o astro Will Smith, que faz papel duplo (o herói, um matador aposentado, e seu clone, um vilão, bem mais jovem), porém amargou nas bilheterias... Uma das falhas foi ter caído num roteiro bem manjado e previsível, sem maiores expectativas, em cima de uma história só – a de um cara fugindo de assassinos numa trama de conspiração, que levemente toca no tema da ética no mundo da genética, com elementos de “Missão: Impossível”. Como comentei, o atrativo se dá pela técnica pioneira de ultra-realidade; o diretor gravou tudo em 3D+, em uma velocidade cinco vezes a normal de cinema, na de 120 frames por segundo, com resolução 4K em câmeras 3D de última geração – a tecnologia é tão avançada que quase nenhum cinema do mundo conseguiu reproduzir o longa como foi pensado por Lee, o que fez com que a projeção sofresse adaptação para entrar no circuito. Em entrevista, Ang Lee sentiu-se frustrado por não permitir ao público a sensação que ele gostaria de provocar. Mesmo com as mudanças para as salas de cinema, dá para notarmos os efeitos diferenciados de explosão, nas perseguições em alta velocidade (a melhor delas é uma de moto nas ruas da Colômbia) e até mesmo a transformação no rosto do clone, para rejuvenescer Will Smith 30 anos. O 3D+ será o futuro do cinema, podem apostar!


Junta-se ao elenco desse filmão-pipoca três bons coadjuvantes, Clive Owen como o vilão, e a dupla Mary Elizabeth Winstead e Benedict Wong, que serão os aliados de Smith na trama. Se gosta do gênero e não chia da previsibilidade dos roteiros, entre de cabeça nesse blockbuster movimentado, que acaba de sair em DVD e Bluray pela Sony Pictures.

Projeto Gemini (Gemini man). EUA/China, 2019, 116 minutos. Ação. Colorido. Dirigido por Ang Lee. Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: