sábado, 15 de fevereiro de 2020

Cine Lançamento



Abominável

Três adolescentes viajam até o Monte Everest para ajudar um Yeti a retornar para sua família.

Os desenhos animados fazem parte das lembranças da maioria das pessoas, e hoje muita gente gosta de cinema porque quando pequeno tinha o costume de ver filmes de animação. É a iniciação mais gostosa de qualquer cinéfilo, não é mesmo? Eu digo, sou fã de carteirinha das produções da Disney, do Studio Ghibli, da Pathé e Gaumont, e da Dreamworks. E esta última acaba de lançar em DVD o gracioso e fofinho “Abominável” (2019), que concorreu a quatro Annie Awards, considerado o Oscar infantil. Pretendia ser finalista do Oscar 2020, o que não ocorreu... Apesar de ter toda uma ingenuidade, com apelo para crianças, não tem como jovens e adultos não embarcarem no clima alegre, descontraído e mágico do longa, uma coprodução China e Estados Unidos que obteve boa bilheteria.
É uma fita que resgata a lenda do Yeti, o tal do “Abominável Homem das Neves”, nos Estados Unidos conhecido como “Pé Grande”, uma criatura meio macaco meio urso, que supostamente habita o gelo dos Himalaias (na década de 60 o governo do Nepal declarou que ele existe, até registrou fotos de um deles na montanha). Para encantar as crianças, os produtores deram um tom bem infantil, amoroso, sobre a força da amizade e com uma proposta ambiental, de cuidar dos bichinhos, salvá-los da destruição dos humanos. E assim, com muita energia, momentos encantadores e engraçados, a animação acerta no alvo.


Para conceber o design do Yeti, a diretora e roteirista Jill Culton homenageou seu cachorro - e a garotinha principal, Yi, é inspirada nela quando jovem. É o melhor trabalho de Jill, que dirigiu o primeiro “O bicho vai pegar” (2006), e agora, com mais propriedade, realizou uma fitinha fofa, com um fim emocionante, que de abominável só tem o título!
Vozes principais dos adolescentes Chloe Bennet e Albert Tsai, e de coadjuvantes famosos como Eddie Izzard, James Hong e Sarah Paulson.
PS: Entre 2018 e 2019 tivemos três animações com tema e criaturas parecidos, “PéPequeno” (assim mesmo, escrito tudo junto), este aqui e o indicado ao Oscar esse ano “Link perdido”. Recomendo todos eles!

Abominável (Abominable). EUA/China, 2019, 97 minutos. Animação. Colorido. Dirigido por Jill Culton. Distribuição: Universal/ Dreamworks

Nenhum comentário: