sexta-feira, 15 de março de 2024

Resenhas Especiais


Filmes de terror lançados em DVD pela Versátil Home Video - parte 4

Especiais efeitos

Neville (Eric Bogosian) é um diretor de cinema com a carreira em baixa. Ele acaba assassinando uma de suas atrizes e grava o crime. Dias depois, procura uma sósia para refazer a cena, que irá integrar seu futuro longa-metragem.

Fita independente de suspense com terror pouco conhecida do público, que virou cult com o passar do tempo. Bebe na fonte do cinema de Brian De Palma, em especial traz elementos e clima de ‘Um tiro na noite’ (1981) e ‘Dublê de corpo’ (1984 – lançado dois meses antes de ‘Especiais efeitos’). O diretor e roteirista Larry Cohen vinha de uma carreira consolidada no cinema policial com terror, fez o bizarro e nojento ‘Nasce um monstro’ (1974), o estranhíssimo e apocalíptico ‘Foi Deus quem mandou’ (1976), a fantasia com monstros ‘Q – A serpente alada’ (1982) e o terror escatológico inúmeras vezes exibido na TV ‘A coisa’ (1985), e aqui rodou um curioso filme independente metalinguístico, sobre a produção de cinema, um filme dentro de outro, utilizando um assassinato real como pano de fundo. É a história de um diretor decadente que mata a atriz de seus filmes e depois procura uma mulher que se pareça com a vítima para refazer o crime na frente das câmeras. Com o desenrolar dos dias, o sádico cineasta vai perdendo a sanidade. A ideia central do filme de Cohen é discutir os ‘Video nasties’, aqueles com crimes reais que ganhavam força na época, e também tratar dos artifícios do cinema, como a montagem de um filme e as inspirações de um diretor.





Marcou a estreia do ator Eric Bogosian, de ‘Talk radio – Verdades que matam’ (1988), e foi o segundo filme da atriz Zoë Lund (1962-1999), que enfrentou problemas com as drogas e virou musa do cineasta Abel Ferrara, trabalhando com ele como protagonista nos violentos ‘Sedução e vingança’ (1981) e ‘Vício frenético’ (1992). A fotografia faz as cores explodirem na tela, numa mistura de pop art com psicodelismo, feita pelo diretor de fotografia Paul Glickman, parceiro de Larry Cohen em vários filmes.
Filme em ótima cópia, disponível em DVD no box ‘Obras-primas do terror: Anos 80 - Vol. 3’, da Versátil Home Video, numa caixa contendo os longas ‘O mensageiro de satanás’ (1981), ‘O enigma do mal’ (1982), ‘Tudo por uma verdade’ (1984), ‘Morte no inverno’ (1987) e ‘Sem face’ (1988).

Especiais efeitos (Special effects). EUA, 1984, 106 minutos. Suspense/Terror. Colorido. Dirigido por Larry Cohen. Distribuição: Versátil Home Video


Morte no inverno

Uma atriz em busca de trabalho (Mary Steenburgen) recebe a proposta de fazer um filme. Ela irá substituir a atriz principal de uma produção, que teve uma crise nervosa e abandonou as gravações. No entanto, terá de ficar isolada no casarão de um veterano diretor de cinema (Jan Rubes). Levada até lá pelo motorista do cineasta (Roddy McDowall), a atriz desconfia que caiu numa armadilha mortal.

Um dos suspenses mais instigantes dos anos 80, um thriller angustiante com pitadas de horror em que Mary Steenburgen, vencedora do Oscar, interpreta três personagens – ao longo do filme descobre-se o motivo. O veterano diretor Arthur Penn, três vezes indicado ao Oscar, de ‘Bonnie e Clyde – Uma rajada de balas’ (1967), ‘Pequeno grande homem’ (1970) e ‘Um lance no escuro’ (1975), caprichou na trama complexa, que vai se tornando uma fita diabólica, envolvendo assassinato, ocultação de cadáver, herança etc.
Mary está bem, carismática e fotogênica como de praxe, Roddy McDowall e Jan Rubes são dois bons vilões de peso dispostos a tudo nesse filme com viés de terror psicológico levado às últimas consequências. Imprevisível, o filme se passa integralmente num casarão isolado na neve, e parece uma peça de teatro, com poucos atores em cena e o mínimo de cenários. O diretor de fotografia inventa enquadramentos inusitados, por cima, por baixo, de lado, e até nisso o filme é criativo. Levemente inspirado em um romance de Anthony Gilbert, conta com uma fotografia sofisticada de interiores de Jan Weincke, de ‘Zappa’ (1983).






Não confundir com a fita policial de espionagem com humor de mesmo título em português, com Jeff Bridges e John Huston, de 1979.
Saiu em DVD no box ‘Obras-primas do terror: Anos 80 - Vol. 3’ - foto acima, pela Versátil Home Video, juntamente com os longas ‘O mensageiro de satanás’ (1981), ‘O enigma do mal’ (1982), ‘Especiais efeitos’ (1984), ‘Tudo por uma verdade’ (1984) e ‘Sem face’ (1988).

Morte no inverno (Dead winter). EUA, 1987, 101 minutos. Suspense/Terror. Colorido. Dirigido por Arthur Penn. Distribuição: Versátil Home Video

Nenhum comentário: