sexta-feira, 1 de março de 2024

Cine Especial


O pequeno gângster

Rikkie Boskamp (Thor Braun) é um garoto alvo de zoeiras na escola por ser nerd. Quando assiste na TV a um filme de máfia, promete ser igual ao personagem, um destemido gângster. Ele se muda com o pai para outra vizinhança, começa a se vestir como um mafioso, de jaqueta de couro e óculos escuros, e espalha na nova escola e na comunidade que seu pai é um perigoso chefão do crime. Rikkie passa a ser respeitado, com sua postura de valentão. Os vizinhos temem o garoto e seu pai, até que um antigo rival de Rikkie aparece para pôr fim ao seu reinado de mentira.

Entre os anos de 2005 e 2015, a Holanda produziu muitos filmes infantis com histórias inusitadas, como ‘A história de Wim de A a Z’ (2015), uma espécie de Oliver Twist dos Países Baixos, sobre um menino órfão forçado a trabalhar numa fábrica e que se envolve em aventuras mágicas, e esse outro bom exemplar, ‘O pequeno gângster’ (2015), uma brincadeira infanto-juvenil com o mundo da máfia. É uma farsa com gags engraçadas, de um menino vítima de bullying na escola que dá a volta por cima contando uma mentirinha, de que ele e seu pai são mafiosos – o boato cresce e vira uma aventura maluca de peripécias mil.
O filme tem composição minimalista, com poucos cenários e personagens, fotografia pastel e momentos cômicos – numa das cenas, o menino, vestido de gângster, olha para o espelho e imita Robert De Niro em ‘Taxi Driver’, repetindo a célebre frase do filme, ‘Você está falando comigo’?
É uma sessão da tarde para assistir sem compromisso, um filme criativo com breve teor metalinguístico, já que o garoto – o bom ator Thor Braun, que depois fez mais seriados na Holanda – imita a máfia a partir de cenas de um filme policial que viu na TV. Falando nisso, os créditos iniciais são um barato, em preto-e-branco, cujo letreiro é com tipografia antiga, imagem embaçada e com ranhuras.
Baseado no livro infantil de sucesso ‘De Boskampi's’, da escritora holandesa Marjon Hoffman, publicado em 2004, o filme recebeu prêmio especial no Festival de Hamburgo. Foi dirigido pelo holandês Arne Toonen, do policial ‘Estado de emergência’ (2019), que também assina como produtor.



Não se deixe levar pela capa meio tosca – é uma fitinha bacana, bem realizada e criativa. Outro filme que explora a máfia pelo ponto de vista das crianças é a comédia musical com aventura ‘Quando as metralhadoras cospem’ (1976), de Alan Parker, indicada ao Oscar de melhor trilha sonora.
Em DVD pela Flashstar, pode ser visto na plataforma Prime Video. Disponível, para locação, nos streamings Google Play Video, Apple TV e Youtube Filmes.

O pequeno gângster (De Boskampi's). Holanda, 2015, 101 minutos. Comédia. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Arne Toonen. Distribuição: Flashstar

Nenhum comentário: