quarta-feira, 6 de março de 2024

Cine Clássico


Duas vidas

Michel Marnay (Charles Boyer), um playboy francês, e a ex-cantora Terry McKay (Irene Dunne) apaixonam-se a bordo de um navio. Porém ambos já são comprometidos e decidem se reencontrar meses depois, após se separarem. O local combinado é o topo do Empire State Building, cartão-postal de Nova York. No dia do marcado, uma tragédia trará um rumo inesperado para o casal.

‘Duas vidas’ é o exemplar perfeito do cinema romântico da ‘velha Hollywood’, um filme estilizado, bonito, adorado pelos americanos, muito fotogênico, mas de teor trágico. Desde o início sabemos que o casal terá dificuldades – um playboy casado conhece uma ex-cantora que tem um namorado, em pleno cruzeiro transatlântico. Eles não podem trair – lembrando que o cinema nessa época era extremamente moralista, portanto, combinam uma data futura para o reencontro, depois das devidas separações. Mas, no dia marcado, uma fatalidade colocará a vida dos dois em jogo. A história pode soar conhecida para alguns – é o mesmo roteiro de ‘Tarde demais para esquecer’, de 1957, feito pelo mesmo diretor, Leo McCarey, que o recriou com mais romantismo e o fez colorido, trazendo para a cena Cary Grant e Deborah Kerr. E o filme também teve outro remake, em 1994, com o casal Warren Beatty e Annette Bening, no último trabalho de Katherine Hepburn, ‘Segredos do coração’.




O francês Charles Boyer está ok no papel principal, e Irene Dunne, uma das divas do cinema, interpreta muito bem uma mulher inteligente e à frente de seu tempo. Os apaixonados vão se encantar e torcer pelo casal.
Recebeu seis indicações ao Oscar – melhor filme, atriz para Irene, atriz coadjuvante para Maria Ouspenskaya, roteiro original, direção de arte e canção.
Ganhou edição especial em DVD pela Obras-primas do Cinema, numa cópia restaurada - na abertura fala-se da restauração, feita em 2020 pelo Museu de Arte Moderna, o MoMa, em parceria com a Lobster Films, a partir de uma cópia 35mm; essa é a cópia final desse belíssimo filme da RKO Pictures, um clássico notável. No DVD da OPC há dois extras especiais.

Duas vidas (Love affair). EUA, 1939, 88 minutos. Drama/Romance. Colorido. Dirigido por Leo Mccarey. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Nenhum comentário: