sexta-feira, 8 de março de 2024

Resenhas Especiais


Filmes de terror lançados em DVD pela Versátil Home Video - parte 3

O mensageiro de satanás

Vítima constante de bullying na corporação militar, o cadete Coopersmith (Clint Howard) está prestes a surtar. Um dia, encontra no porão da academia de polícia um livro em latim. Com a ajuda de um computador, traduz os escritos, o que o faz invocar o diabo. Tomado pelo mal e com sede de vingança, ele irá eliminar seus colegas um a um.

Do começo ao fim, ‘O mensageiro de satanás’ é um filme assustador, com cenas macabras de assassinato, ambientado nos porões escuros de uma academia militar que mais parece uma igreja medieval decadente. A fotografia enegrecida dá o tom funesto desse terror oitentista original e de classificação indicativa 18 anos – no Reino Unido, por exemplo, foi banido, taxado de ‘Video nasty’.
Clint Howard, de ‘Um sonho distante’ (1992), é um rosto coadjuvante conhecido, começou a carreira como ator mirim, aos cinco anos de idade, participou de mais de 200 longas e aqui é o protagonista, um cadete da academia militar que invoca o diabo por meio de um computador para acabar com seus colegas que fazem bullying com ele – os estudantes da academia militar batem nele, jogam-no ao chão, fazem piadas por ser gordinho e ter bochechas grandes. Quando invoca o diabo pelo computador, a máquina pede ‘sangue humano’, o que levará o jovem a matar todos para saciar a sede monstruosa do equipamento eletrônico. Lançado em 1981, já se discutia o perigo do uso indevido do computador – na época as máquinas eram de propriedade dos militares e dos governos, para estratégias de guerra, e só anos depois viriam a ser de uso doméstico.
Prepare-se para um filme forte, de violência brutal, com direito a uma chacina no final com várias cabeças sendo decapitadas.
Co-estrelam o veterano R.G. Armstrong, de ‘O predador’ (1987), Joe Cortese, de ‘A outra história americana’ (1998), Don Stark, de ‘Peggy Sue, seu passado a espera’ (1986), e Claude Earl Jones, de ‘Miracle Mile’ (1988). Estreia na direção de Eric Weston, que escreveu o roteiro, e depois dirigiria ‘Marvin e Tige - Todo mundo precisa de alguém’ (1983) e ‘Triângulo de ferro’ (1989).




Filme em ótima cópia, disponível em DVD no box ‘Obras-primas do terror: Anos 80 - Vol. 3’, da Versátil Home Video, caixa contendo os filmes ‘O enigma do mal’ (1982), ‘Especiais efeitos’ (1984), ‘Tudo por uma verdade’ (1984), ‘Morte no inverno’ (1987) e ‘Sem face’ (1988). Aqui nos é apresentada a versão com cortes, de 92 minutos, em vez da original de cinema com cinco minutos a mais.

O mensageiro de satanás (Evilspeak). EUA, 1981, 92 minutos. Terror. Colorido. Dirigido por Eric Weston. Distribuição: Versátil Home Video


Sem face

Detetive particular investiga o desaparecimento de uma modelo. Tudo leva a uma clínica de cirurgia plástica, mantida pelo Dr. Flamand (Helmut Berger), local que esconde segredos sinistros.

Releitura do clássico filme de terror “Os olhos sem rosto” (1960), com muita violência, crimes brutais, sangue e erotismo, dirigido pelo mestre do cinema exploitation Jesús Franco, que também assinava como Jess Franco – nascido na Espanha, escreveu, dirigiu e produziu mais de 130 filmes na Espanha, Itália e França, como ‘O terrível Dr. Orloff’ (1962 – e várias continuações de ‘Dr. Orloff’), ‘O diabólico Dr. Z’ (1967), ‘Ela matou em êxtase’ (1971) e ‘Lua sangrenta’ (1981).
‘Sem face’ é um eurotrash com uma história tensa e cheia de mistério, sobre um cirurgião plástico cujos procedimentos estéticos não são nem um pouco ortodoxos. Mulheres começam a desaparecer em Paris ao passarem pela clínica dele, e a polícia inicia uma exaustiva investigação, partindo da clínica do médico até boates e outros points da noite parisiense.
Helmut Berger, Telly Savallas, Christopher Mitchum (filho do veterano Robert Mitchum), Stéphane Audran, Caroline Munro e Brigitte Lahaie são alguns nomes conhecidos que aparecem no filme. Cuidado com a classificação indicativa, devido às cenas fortes – duas delas causam impacto, como a da injeção no olho e uma decapitação horrenda.




Filme em ótima cópia, disponível em DVD no box ‘Obras-primas do terror: Anos 80 - Vol. 3’, da Versátil Home Video, caixa contendo os longas-metragens ‘O mensageiro de satanás’ (1981), ‘O enigma do mal’ (1982), ‘Tudo por uma verdade’ (1984), ‘Especiais efeitos’ (1984) e ‘Morte no inverno’ (1987).


Sem face (Les predateurs de la nuit/ Faceless). França, 1988, 98 minutos. Terror. Colorido. Dirigido por Jesús Franco. Distribuição: Versatil Home Video

Nenhum comentário: