sexta-feira, 22 de março de 2024

Especial de Cinema


‘É Tudo Verdade’ tem início dia 3 de abril com 77 filmes na programação

Considerado um dos festivais de documentário mais importantes do Brasil, o ‘É Tudo Verdade’ será realizado em formato presencial em São Paulo e no Rio de Janeiro no mês de abril. Ao todo serão exibidos 77 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, produzidos em 34 países.
O diretor-fundador do ‘É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários’, Amir Labaki, apresentou a programação da 29ª edição do festival durante coletiva de imprensa no Itaú Cultural em São Paulo, no último dia 20. O evento será de 3 a 14 de abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, com entrada franca. A itinerância do festival voltará a Belo Horizonte (MG), em parceria com o Instituto Cultural Vale.
O filme de abertura no RJ será “Um Filme para Beatrice”, de Helena Solberg, no dia 3 de abril, no Estação Net Botafogo, enquanto a abertura em SP será de “O Competidor”, de Clair Titley, em 4 de abril, na Cinemateca Brasileira – ambas as sessões apenas para convidados. A sessão de encerramento será de ‘Luiz Melodia - No Coração do Brasil’, de Alessandra Dorgan.


Neste ano, as sessões em São Paulo ocorrem no Espaço Itaú de Cinema - Augusta, Cinemateca Brasileira, Sesc 24 de Maio, Instituto Moreira Salles e Centro Cultural São Paulo; no Rio, as sessões são no Estação Net Botafogo e em duas salas do Estação Net Rio.
A programação abrange as Mostras Competitivas de Longas/Médias-Metragens Brasileiros e Internacionais e de Curtas-Metragens Brasileiros e Internacionais e as Mostras Não-Competitivas: Programas Especiais, O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano, Clássicos ‘É Tudo Verdade’ e Retrospectivas.
A programação inclui também atividades de formação, como a 21ª Conferência Internacional do Documentário, em parceria com a Cinemateca Brasileira, o ciclo de palestras ‘Da Ideia à Tela’, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Desenvolve SP, e o seminário ‘A Escrita do Documentário’, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP.
As Retrospectivas do ‘É Tudo Verdade 2024’ homenageiam o cineasta e fotógrafo brasileiro Thomaz Farkas (1924-2011), no ano do centenário de seu nascimento, e o diretor e ensaísta britânico Mark Cousins, que teve diversos filmes exibidos em edições passadas do festival, visita o Brasil pela primeira vez; Cousins inclusive irá ministrar uma masterclass.
Na mostra ‘Clássicos É Tudo Verdade’, destacam-se duas programações especiais: uma em celebração ao centenário de nascimento do documentarista americano Robert Drew (1924-2014) e outra aos 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal.
Em breve, no site do festival, em http://etudoverdade.com.br/br/home, informações sobre a retirada dos ingressos, que são gratuitos.


Filmes e apresentações especiais

Esse ano o festival traz filmes premiados em festivais como Sundance, Toronto e Miami, todos exibidos pela primeira vez no Brasil. Destacam-se “Celluloid Underground” (2023, exibido nos festivais de Londres e Mumbai), “Copa de 71” (2023, exibido nos festivais de Toronto e Londres), “Diários da Caixa Preta” (2024, exibido nos festivais de Sundance e Miami), “E Assim Começa” (2024, exibido nos festivais de Sundance e CPH DOX), “Mixtape La Pampa” (2023, exibido nos festivais de San Sebástian e Mar del Plata), “O mundo é família” (2023, exibido no festival de Toronto) e “Zinzindurrunkarratz” (2023, exibido nos festivais de Telluride e Viena). Na programação de documentários brasileiros, integram a lista filmes como “Diamantes” (2024), “Fernanda Young - Foge-me ao Controle” (2024), “Hoje é o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida” (2024) e “Lampião, Governador do Sertão” (2024).

Streaming

De 15 a 30 de abril, parte da programação estará gratuitamente no streaming Itaú Cultural Play. Serão nove títulos da Competição Brasileira de Curtas-Metragens e sessão também do curta “Paraíso, Juaréz” (1971), da Retrospectiva ‘Thomaz Farkas, 100’.

Realização e Parceiros

O ‘É Tudo Verdade’ é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Ministério da Cultura do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei N. 8313). Conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio do Itaú e da Desenvolve SP, parceria do Sesc-SP, apoio cultural do Galo da Manhã, SPCINE e Itaú Cultural.

Nenhum comentário: