segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Cine Cult


Fome animal

Lionel (Timothy Balme) vive com a mãe, Vera (Elizabeth Moody), uma senhora rabugenta e dominadora. Um dia ela é atacada no zoológico por um rato nativo da África. Horas depois Vera começa a se transformar num morto-vivo e atacar todos que chegam perto. Lionel terá de aprisionar a mãe para evitar um apocalipse zumbi.

Muito antes de usufruir do sucesso da trilogia “O senhor dos anéis” e se tornar um dos diretores mais importantes do cinema de Hollywood, o neozelandês Peter Jackson havia feito filmes de terrir (terror com comédia) em seu país natal, como “Trash – Náusea total” (1987) e “Fome animal” (1992). Esse é um dos mais criativos do cinema na linha zombie movie, em que Jackson usa e abusa de sangue, mortes absurdas e escatologia. Fez milagre com um orçamento reduzido (U$ 3 milhões), pelo tanto de efeitos visuais apresentados (há técnicas variadas, de robôs/robotronic e animatronic, bonecos/fantoches, stop-motion e alguns gráficos). Com um roteiro fácil e até um velho conhecido do cinema, Jackson (também roteirista) deu uma aula de direção, explorando inventividade nos enquadramentos e planos. Os zumbis do filme são divertidos, ao mesmo tempo assustadores, sangueira não falta, assim como mutilações e tripas para todo canto. Lembra o roteiro e estrutura de “A morte do demônio” (1981), de Sam Raimi, que originou a trilogia “Uma noite alucinante”.





Quem viu nos anos 90 na sessão do Cine Trash nunca mais esqueceu (como eu). Personagens ficaram memoráveis, como o rato africano (em stop-motion), a criatura gigante que sobe o telhado da casa no final, e no desfecho ainda a sequência mais famosa (e nojenta), com mais de 10 minutos, o banho de sangue com o protagonista eliminando os mortos-vivos com um cortador de grama.
Acaba de ser lançado em DVD duplo pela Classicline em edição especial de colecionador, contendo a versão de cinema, de 92 minutos, e uma estendida, de 104 minutos, além de alguns extras no disco.

Fome animal (Braindead/ Dead alive). Nova Zelândia, 1992, 104 minutos. Terror/Comédia. Colorido. Dirigido por Peter Jackson. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: