terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Cine Clássico


Lembra-se daquela noite?

Lee Leander (Barbara Stanwyck) é presa por tentar furtar um bracelete em uma loja às vésperas do Natal. Ela deve aguardar as festividades de fim de ano para só depois ser julgada. Comovido com a situação complicada daquela mulher, o promotor John Sargent (Fred MacMurray) a convida para passar o Natal com sua família, e a leva sob custódia. Os dois acabarão se apaixonando.

Um bonito melodrama com toques românticos, cuja história se passa no Natal e acompanha o romance inesperado entre uma mulher detida pela polícia, acusada de furto, e o atencioso promotor que acompanha o caso. São eles respectivamente Barbara Stanwyck, uma dama do cinema, que ao longo da carreira recebeu quatro indicações ao Oscar, como “Uma vida por um fio” (1948), e Fred MacMurray, ator de forte presença, de “A nave da revolta” (1954) e tantas outras produções clássicas – quatro anos depois de “Lembra-se daquela noite?” trabalhariam juntos num dos grandes suspenses do cinema, “Pacto de sangue” (1944).
O filme, por ser melodrama, não tenta ser alegre e pra cima, por mais que arrisque cenas de humor como alívio. O clima de magia (do Natal) torna o romance entre o casal inspirador, e chegando ao final vira uma “fita de tribunal”. A fotografia é uma maestria! – de Ted Tetzlaff, que trabalhou com Hitchcock em “Interlúdio” (1946).


O diretor Mitchell Leisen iniciou-se no cinema como diretor de arte em filmes mudos, foi ator e figurinista, e depois dirigiu mais de 40 longas entre as décadas de 1930 e 1960, como “Uma sombra que passa” (1934), “Flor do lodo” (1945) e “Só resta uma lágrima” (1946).
Saiu em DVD pela Obras-primas do Cinema no box em homenagem a Barbara Stanwyck, com os filmes “Stella Dallas, mãe redentora” (1937 – a primeira indicação de Barbara ao Oscar), “Minha reputação” (1946) e “Só a mulher peca” (1952).

Lembra-se daquela noite? (Remember the night). EUA, 1940, 94 minutos. Drama. Preto-e-branco. Dirigido por Mitchell Leisen. Distribuição: Obras-primas do cinema

Nenhum comentário: