quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Cine Clássico



A queda do Império Romano


O general Lívio (Stephen Boyd), no século II, comanda a nova ordem política do imperador Marco Aurélio (Alec Guinness), para pacificar as fronteiras do Império Romano. Porém o imperador é morto por Cómodo (Christopher Plummer), seu filho ilegítimo. Este assume o trono e leva Roma ao caos político, econômico e social.

Há centenas de filmes que retratam o Império Romano, principalmente seu auge, no entanto poucos contam como ele acabou, este que foi um dos períodos mais complexos da História. O Império Romano, uma antiga civilização marcada por disputas territoriais na Europa, Ásia e África, foi da República à Monarquia, com domínio de ditadores e em muitos anos viu instabilidade política, econômica e social. “A queda do Império Romano” (1964) é uma das produções cinematográficas mais audaciosas sobre o momento citado, produzida pelo lendário Samuel Bronston, cuja empresa de cinema fez pelo menos dois épicos memoráveis, “El Cid” (1961) e “O rei dos reis” (1961). Foi um longa caro para a época (U$ 19 milhões), com direção de arte e figurinos cuidadosos, rodado na Espanha e que demorou sete meses de gravação. Trouxeram ao elenco atores e atrizes de vários países, muitos no auge e ganhadores de Oscar, como Alec Guinness, Christopher Plummer, Sophia Loren, Stephen Boyd, James Mason, Omar Sharif e Anthony Quayle.



O filme explica em narração didática passagens sobre o Império Romano, do auge até a sua decadência, um processo que durou 300 anos. Há cenas de drama, romance, sequências formidáveis de batalhas e grandes diálogos. Indicado ao Oscar de melhor trilha sonora (para Dimitri Tiomkin), ganhou o Globo de Ouro na mesma categoria e foi dirigido por Anthony Mann, diretor de “El Cid” (1961), “Winchester ‘73” (1950) e “Música e lágrimas” (1954), dentre outros.
Saiu há tempos em DVD (duplo) pela Classicline e recentemente ganhou ótima cópia em bluray, também pela Classicline (ambos sem extras, apenas o filme com sua metragem de cinema internacional, de 185 minutos, três minutos a menos da original americana).
Filme importante do cinema e que todo cinéfilo deve conhecer.

A queda do Império Romano (The fall of the Roman Empire). EUA, 1964, 185 minutos. Drama/Ação. Colorido. Dirigido por Anthony Mann. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: