sábado, 8 de maio de 2021

Na Netflix


A família Mitchell e a revolta das máquinas

Os Mitchells são uma família unida, amorosa, mas atrapalhada. Pai, mãe, os dois filhos pequenos e o cachorro partem para uma viagem de carro, que será interrompida por uma revolta tecnológica onde as máquinas adquirem vida própria, ameaçando a humanidade. Eles encaram então a missão de salvar o planeta.

Divertida fita de animação que é justamente a primeira parceria da Sony Animation com a Netflix, e que acaba de estrear nessa plataforma de streaming que é a mais querida do público. Tem toda a inventividade e anarquia estética dos produtores Christopher Miller e Phil Lord, que venceram o Oscar pela incrível animação “Homem-Aranha no Aranhaverso” (2018), e haviam produzido antes “Uma aventura Lego” (2014).
De um lado vemos uma família disfuncional, desajustada, mas unida e de bom coração... do outro, robôs destrutivos que ameaçam a vida humana, depois de ser instalada uma revolta tecnológica, em que celulares, computadores e máquinas criam vida. No meio do caos, os Mitchells tentarão ser menos atrapalhados para ajudar na salvação da Terra.
No meio da animação em CG surgem memes da internet, fotos de pessoas e até uma cena da clássica comédia de Mel Brooks “O jovem Frankenstein” (1974), em que aparece Gene Wilder. Humor é o que não falta, sem falar na quantidade de momentos de ação e adrenalina! Crianças, jovens e adultos vão adorar, anote na agenda!
Estreia na direção a dupla Jeff Rowe e Mike Rianda, roteiristas da série animada da Disney “Gravity Falls” – aliás, o filme é inspirado numa viagem de carro que o diretor Rianda fez com seu pai, repare a homenagem nos créditos finais. A dupla começou a produzir o longa em 2015, a ideia era lançá-lo em 2020, mas devido à pandemia estreou oficialmente na Netflix somente na semana passada (dia 30 de abril).


Depois de assistirmos, dá para refletirmos como a tecnologia afeta nosso dia a dia (pro bem e pro mal), como a inteligência artificial vem dominando as tarefas cotidianas, além das delícias e das dificuldades do mundo virtual.
A animação conta com as vozes de Abbi Jacobson, Danny McBride, Maya Rudolph e da vencedora do Oscar Olivia Colman. Deve pegar indicação ao Oscar de animação em 2022. Está como top 3 de ‘filmes mais vistos’ na Netflix Brasil.

A família Mitchell e a revolta das máquinas (The Mitchells vs the machines). EUA/Canadá/Hong Kong/França, 2021, 113 minutos. Animação. Colorido. Dirigido por Mike Rianda e Jeff Rowe. Distribuição: Netflix

Nenhum comentário: