segunda-feira, 17 de maio de 2021

Cine Especial


Texto de estreia da coluna 'Top Cinema', da revista Top, de Catanduva.
Obrigado pelo convite para escrever, Antonio Jayme e Marcelo Fernandes!


Ilha dos cachorros

Na cidade de Megasaki, no Japão, o corrupto prefeito Kobayashi (voz de Kunichi Nomura) põe em prática uma lei para limpar os cachorros das ruas, devido a uma praga canina, abandonando os animais em uma ilha deserta no meio do mar, chamada “Ilha do Lixo”. Um dia o garoto Atari (voz de Koyu Rankin) vê, desesperado, seu cão de estimação. Spots, ser levado para a ilha. Constrói então um pequeno aeroplano para resgatá-lo. Ao chegar na ilha, ajuda os cães a organizar uma revolução contra os abusos de autoridade do prefeito, o que dá início a uma guerra.

Indicado ao Oscar de melhor animação e melhor trilha sonora (e nessas mesmas categorias ao Globo de Ouro e Bafta), essa divertida animação em stop-motion com forte comentário social é assinada pelo visionário cineasta de outra animação adulta, “O fantástico Sr. Raposo” (2009), Wes Anderson. Ele também dirigiu obras premiadas, como “Os excêntricos Tenenbaums” (2001) e “O grande hotel Budapeste” (2014), acumulando sete indicações ao Oscar, que vão de melhor filme a melhor roteiro original.
Pois bem, “Ilha dos cachorros” é a jornada incrível de um garoto de 12 anos num Japão autoritário para salvar os cachorros abandonados em uma ilha deserta. Olhe a coincidência dos nossos tempos, já se falava de um vírus terrível (o filme é de 2018, e o tal vírus é uma espécie de gripe que os cães transmitem aos humanos), e na mentalidade do prefeito corrupto, a contenção do mal era deixar os animais morrerem numa ilha, sem comida, sem água... Até que o garoto ajuda os cachorros a organizar um motim contra os abusos.
Prepare-se para uma aventura criativa, engraçada, cheia de peripécias e de referências políticas – aliás, é um filme politizado, que critica os abusos de autoridade e a corrupção, sem falar dos crimes contra os animais.
Tem a marca autoral do diretor (um cineasta com obras pessoais e incomuns), que criou aqui um visual oriental autêntico, que mistura luxo e decadência, com uma estranha sensação no ar de vingança e brutalidade. Nada voltado às crianças, a animação é para jovens e adultos.


Wes Anderson firmou novamente parceria frente ao roteiro com Roman Coppola (filho do notório diretor e produtor Francis Ford Coppola), escreveu-o também com o ator de seus filmes, Jason Schwartzman, e para o projeto trouxe o roteirista e multiartista japonês Kunichi Nomura (que também empresta a voz para o prefeito). Falando em voz, tem um time de peso na dublagem original, como Bryan Cranston, Edward Norton, Bob Balaban, Jeff Goldblum e Bill Murray, e, claro, um ótimo grupo feminino, Greta Gerwig, Scarlett Johansson, Frances McDormand e até Yoko Ono.
Assista! Disponível em DVD e Bluray pela 20th Century Fox.com muitos extras.

Ilha dos cachorros (Isle of dogs). EUA/Reino Unido/Alemanha/Japão, 2018, 101 minutos. Animação/Aventura. Colorido. Dirigido por Wes Anderson. Distribuição: 20th Century Fox


Nenhum comentário: