sábado, 8 de maio de 2021

Cine Cult


Rapaziada!

Pavel (Aleksandr Mikhaylov), que está servindo o exército, recebe uma carta de sua mãe informando que a noiva dele comete traição. Abalado, ele decide não mais retornar para a cidade onde vive com a noiva. Uma década se passa, Pavel descobre que a ex-noiva faleceu, e que ela havia deixado três filhos órfãos – um deles é sua filha. Decide então cuidar dos três e passa a desconfiar que a notícia da traição era falsa.

Melodrama soviético produzido em 1981, é uma fita rara e pela primeira vez em DVD no Brasil, lançada esse mês pela CPC-Umes Filmes. Vale um destaque: a cópia é restaurada, contando com uma imagem excelente, bem nítida, que parece em alta definição (talvez uma das melhores cópias da distribuidora).
É a jornada interior de um homem solitário em busca da verdade, ao mesmo tempo em que, tomado por um espírito de consciência e de responsabilidade, resolve cuidar dos três filhos da ex-noiva falecida. Ele segue com os meninos órfãos, desconfiando que uma amarga notícia do passado que tanto o abalou pode ter sido inventada pela própria mãe – ela não gostava de sua noiva, o havia informado numa carta que a mulher o traía, o que fez com que Pavel abandonasse o lar. Muito tempo depois o engano é colocado à prova, porém não há formas de reconciliação ou entendimento mais claro, pois as duas envolvidas morreram (mãe e noiva). Como se desfazer daquela devastadora notícia que tanto o atormentou?


Pavel é um protagonista marcante, com várias camadas e desdobramentos, mesclando autoridade, lucidez e coragem, interpretado pelo bom ator russo Aleksandr Mikhaylov. Assista a esse filme raro e tire suas conclusões.
Dois rápidos comentários: o filme recebeu, no Festival de Berlim, uma menção honrosa, além de indicado ao Urso de Ouro. E é o longa mais conhecido da falecida diretora Iskra Babich, que só fez quatro obras ao longo da carreira – ela escreveu o roteiro em parceria com Vadim Mikhaylov.

Rapaziada! (Muzhiki!). URSS, 1981, 92 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Iskra Babich. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: