segunda-feira, 24 de maio de 2021

Cine Clássico


A loja da esquina

Na capital da Hungria, Budapeste, Alfred (James Stewart), que é funcionário de uma loja de confecções, flerta com Klara (Margaret Sullavan), e passa a trocar correspondência com ela. A jovem é admitida na loja em que Alfred trabalha e sem saber que é ele o cidadão que manda cartas para ela, começa a hostilizá-lo. Até que uma situação delicada surge na loja, que colocará à prova a paixão de Alfred por Klara.

Uma das comédias românticas mais queridas de Ernst Lubitsch, cineasta judeu nascido na Alemanha, que deixou o país em 1922 para produzir seus filmes em Hollywood - e lá causou com seus toques de sensualidade e erotismo nas décadas de 20 e 30, conseguindo escapar da censura imposta pelo moralista ‘Código Hays’ (o código era uma censura que vigorou 20 anos em Hollywood condenando filmes considerados provocadores, quer seja por críticas à igreja e religião, quer seja pela amostra de nudez, beijos quentes etc). Lubitsch dava toda uma elegância e sofisticação para suas produções, utilizava um humor cínico com diálogos de duplo sentido, tanto que surgiu na época um estilo chamado de ‘Toque Lubitsch’ (diretores tentaram imitá-lo, a fórmula pegou nos Estados Unidos, mas a originalidade estava mesmo nas mãos daquele grande criador).
“A loja da esquina” é um dos mais acessíveis do diretor, baseado numa peça do dramaturgo húngaro naturalizado americano Miklós László. A peça tinha tanto carisma e originalidade que deu origem a dois outros filmes nos EUA, o musical da MGM com Judy Garland “A noiva desconhecida” (1949) e a notória comédia romântica dos anos 90 “Mens@gem para você” (1998), que trazia toques modernos para a antiga história (por exemplo, antes os personagens principais trocavam cartas, nesse aqui o contato era via email).
Há uma excelente química do casal, com momentos de puro humor, um romance no ar e diálogos cheios de atritos, sem contar as reviravoltas típicas de Lubitsch. James Stewart era um ícone do cinema, de comédias clássicas a suspense de Hitchcock (com quem trabalhou várias vezes), e Margaret Sullavan caiu no esquecimento, pouco lembrada hoje (infelizmente morreu de maneira prematura, de overdose de drogas, aos 50 anos).


O diretor Lubitsch se tornou popular em Hollywood, dirigiu 70 filmes, dentre alguns sucessos imortalizados pelo público, como “Sócios no amor” (1933), Ninotchka” (1939 – com Greta Garbo) e “Ser ou não ser” (1942). Recebeu três indicações ao Oscar durante a carreira e ganhou um prêmio honorário da Academia em 1947, poucos anos antes de falecer.
Original da MGM, o filme foi lançado anteriormente pela Warner em DVD e agora acaba de ser relançado pela Classicline.

A loja da esquina (The shop around the corner). EUA, 1940, 99 minutos. Romance. Preto-e-branco. Dirigido por Ernst Lubitsch. Distribuição: Warner Bros. (DVD, de 2001) e Classicline (DVD, de 2021)

Nenhum comentário: