quinta-feira, 8 de abril de 2021

Cine Especial


Febre de juventude

Em 1964, os Beatles chegam aos Estados Unidos para uma turnê. A juventude fica alvoraçada para ver de perto os ídolos. Dentre eles estão seis adolescentes de Nova Jersey, que viajam até Nova York para assistir a um show do quarteto num programa de auditório. O grupo infiltra-se no hotel onde os Beatles estão hospedados e inicia uma louca aventura para ter contato com seus músicos preferidos.

“Febre de juventude” (1978) é um retrato fascinante e bem humorado da Beatlemania, com jovens histéricos que morriam por seus ídolos. A febre contagiou o mundo todo na década de 60, período recortado pelo filme, o auge musical do quarteto. Acompanhamos uma sucessão de trapalhadas, algumas em estilo pastelão, que diverte e ao mesmo tempo nos traz certa nostalgia. É uma fita bem a cara dos anos 70, com um elenco formidável que nos brinda com boas doses de risadas, praticamente todos em início de carreira - alguns foram para TV, outros fizeram filmes menores, mas nenhum virou astro ou estrela, exceto Nancy Allen (que trabalharia em vários filmes de Brian de Palma, como “Terapia de doidos”, “Vestida para matar” e “Um tiro na noite”). São eles Bobby Di Cicco, Marc McClure, Susan Kendall Newman, Theresa Saldana, Wendie Jo Sperber e Eddie Deezen.
A comédia já começa em ritmo frenético, as peripécias crescem na tela, beirando o nonsense e dando o ar da graça. Percebam que os Beatles só aparecem de costas ou em pormenores (como na cena debaixo da cama, em que vemos os pés deles).
Embarque nessa aventura criativa, descontraída e nostálgica, e cante junto canções memoráveis do Beatles, como “I wanna hold your hand” (título original do filme), “Twist and shout”, “Love me do”, “From me to you”, “Please, Mr. Postman”, “She loves you”, “Money” e outras.


Estreia do diretor e roteirista Robert Zemeckis, que depois faria sucessos como “Tudo por uma esmeralda” (1984), a trilogia “De volta para o futuro” (1985, 1989 e 1990) e ganharia o Oscar de direção por “Forrest Gump: O contador de histórias” (1994). A produção é assinada por Steven Spielberg, que fez longa parceria com Zemeckis - vide “Carros usados” (1980), “De volta para o futuro”, “Uma cilada para Roger Rabbit” (1988) etc. Em DVD numa edição caprichada pela Obras-primas do Cinema.

Febre de juventude (I wanna hold your hand). EUA, 1978, 104 minutos. Comédia. Colorido. Dirigido por Robert Zemeckis. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Nenhum comentário: