domingo, 25 de abril de 2021

Cine Cult


Leviathan


Uma expedição que atua no fundo do mar descobre um submarino soviético naufragado recentemente. O grupo decide entrar na embarcação e lá encontra uma estranha carga fechada em um cofre. O que os exploradores não imaginam é que no submarino habitam criaturas sanguinárias.

A distribuidora Obras-primas do Cinema redescobriu essa fita de terror cult e acaba de lançá-la no box “Sessão de Terror Anos 80 – Volume 4”. É o melhor da caixa ao lado de “A noite dos demônios” (1988, de Kevin Tenney), e além deles vem também os filmes “Sonho mortal” (1988 – de Andrew Fleming) e “Witchtrap: A noite das bruxarias” (1989, do mesmo Kevin Tenney).
Misturando terror e ação, a história se passa nas profundezas do oceano e é um derivado de “Alien” (só que nas águas), contando com elementos técnicos bem feitos – provavelmente o filme inspirou o recente “Ameaça profunda” (2020), com Kristen Stewart, cujas tramas se assemelham.
O título faz menção ao monstro marinho mítico ligado ao caos e citado na Bíblica, Leviatã, que aparece em diversas histórias do mundo do terror.
A produção (entre Itália e EUA) é assinada pela família de Dino de Laurentiis, tem trilha sonora do sempre correto Jerry Goldsmith, e os monstros marinhos foram criados por um dos magos dos efeitos visuais do cinema americano, Stan Winston, o criador de “Aliens”, “O exterminador do futuro” e “O predador”.


A direção é do italiano George P. Cosmatos (1941–2005), que no início de carreira fez um eletrizante disaster movie sobre uma contaminação em um trem (“A travessia de Cassandra”, de 1976), depois dirigiu um terror independente sobre ratos assassinos (“Origem desconhecida”, de 1983, com Peter Weller), no entanto ficou famoso por dois sucessos do cinema de ação com Sylvester Stallone, os violentos “Rambo II: A missão” (1985) e “Stallone Cobra” (1986) – não podemos nos esquecer de um dos mais refinados faroestes dos anos 90, feito por ele, “Tombstone: A justiça está chegando” (1993), que reunia um elenco de astros, como Kurt Russell, Val Kilmer, Bill Paxton, Sam Elliott e Charlton Heston.

“Leviathan” vale como uma sessão pipoca, mas para isso é necessário perdoar os clichês do gênero, um desfecho que nunca chega e outros absurdos no fundo do oceano. Dá certo porque o roteiro funciona, é ágil, com os personagens trancados numa embarcação em clima de claustrofobia – escrito por dois experts nos temas, David Webb Peoples (roteirista indicado ao Oscar por “Os imperdoáveis”, e de várias fitas scifi em parceria, como “Blade runner” e “Os 12 macacos”) e Jeb Stuart (dos longas de ação “O fugitivo” e “Duro de matar”).
No elenco tem Peter Weller (o eterno “Robocop”), Richard Crenna (o famoso coronel Trautman da trilogia “Rambo”), Daniel Stern, Ernie Hudson e Hector Elizondo.

Leviathan (Idem). EUA/Itália, 1989, 98 minutos. Ação/Terror. Colorido. Dirigido por George P. Cosmatos. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Nenhum comentário: