quarta-feira, 7 de abril de 2021

Cine Cult

 

Spartacus

Na Roma Antiga, o guerreiro Spartacus (Vladimir Vasiliev) é preso e forçado a lutar como gladiador. Quando numa luta mata seu colega, revolta-se contras as forças do governo autoritário e organiza um levante.

A CPC-Umes Filmes, distribuidora especializada em trazer ao Brasil DVDs e Blurays de fitas de arte russa e soviética, inova ao lançar esse mês um filme-balé (ou teatro-filme, filme-dança, como queiram), que vem atraindo olhares curiosos do público-colecionador. Produzido em 1977, “Spartacus” é considerada uma das apresentações mais importantes do grupo Ballet Bolshoi. É, sem dúvida, uma experiência diferente assistir a um balé filmado, ainda mais do notório Bolshoi (não é a mesma coisa que assisti-lo nos palcos, obviamente, pois a arte da dança se faz única e presente com o público ao vivo, no espaço de encenação).
Política, a obra conta, por meio da dança, a trajetória de Espártaco (109 a.C. – 71 a.C.), um guerreiro da Trácia (região onde hoje é a Macedônia) que viveu na República romana e ficou conhecido por liderar uma revolta com 40 mil escravos contra a legião de Crasso, para reivindicar melhores condições de trabalho.
Esse filme-balé tem ecos do livro “Spartacus” (escrito por Howard Fast na cadeia, quando o autor foi preso no Macarthismo acusado de colaborar com os comunistas – seu livro virou em 1960 a obra-prima de Stanley Kubrick, com roteiro escrito por Dalton Trumbo, um sucesso ganhador de quatro Oscars). Também dialoga com a Liga Espartaquista, da filósofa polonesa Rosa Luxemburgo, aquela organização marxista de luta social, que atuou na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial. Apoia-se, assim, ao livro de Fast e ao movimento de Rosa para lançar críticas ferozes ao autoritarismo nos tempos atuais (inclusive o espetáculo do Bolshoi foi censurado, e em muitos países foi proibido de ser levado ao público).


Conta com música escrita pelo compositor armênio Aram Khachaturian, além de roteiro e direção da dupla Vadim Derbenyov e Yuri Grigorovich (dançarino e coreógrafo do Bolshoi por 30 anos).
Confira essa joia rara e conheça um pouco do trabalho do Ballet Bolshoi, uma das companhias de dança mais antigas e influentes do mundo.

Spartacus (Spartakus). URSS, 1977, 89 minutos. Drama/Musical. Colorido. Dirigido por Vadim Derbenyov e Yuri Grigorovich. Distribuição: CPC-Umes Filmes


Nenhum comentário: