segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Cine Cult


Más notícias para o Sr. Mars

Philippe Mars (François Damiens) é apresentado ao novo colega de trabalho, o neurótico Jérome (Vincent Macaigne), um cidadão solitário em busca de um amor verdadeiro. Mars divide sua mesa de trabalho com ele e acaba acolhendo Jérome em sua casa por alguns dias. Esse será o período mais turbulento de sua vida, que terá de lidar com o estranho comportamento do colega e com outros problemas familiares.

Comédia franco-belga diferentona, que mistura momentos de humor anárquico e humor negro com sutilezas dramáticas, escrita e dirigida pelo alemão radicado na França Dominik Moll, que tem uma visão particular de cinema (diretor de “O monge” e “Harry chegou para ajudar”). É uma história de vida em desequilíbrio de dois personagens opostos que, diante de tremendas confusões no mundo do trabalho e na vida pessoal, acabam virando amigos. É legal notar a diferença de estilo dos dois personagens: o de François Damiens (de “A delicadeza do amor” e “A família Bélier”) não exprime emoções, sempre calado e de cara amarrada, desconectado do mundo, sem saber lidar com a ex-mulher e os filhos. Já o de Vincent Macaigne (de “Agnus Dei” e “Vidas duplas”) é a bagunça em pessoa, atrapalhado, psicótico, intruso, que transforma radicalmente a vida do outro. Os dois cruzarão por uma série de problemas e pequenas aventuras familiares, rodeados por figuras excêntricas. Há duas cenas bem inusitadas no filme, uma que beira o absurdo (a da orelha) e o desfecho na explosão do carro (que vira uma espécie de ‘cinema fantástico’ com suas notas de fantasia).


Não digo que é uma comédia para todo mundo, mas que é criativa, isso é. Tente assistir (disponível em DVD pela Imovision).

Más notícias para o Sr. Mars (Des nouvelles de la planète Mars). França/Bélgica, 2016, 101 minutos. Comédia dramática. Colorido. Dirigido por Dominik Moll. Distribuição: Imovision

Nenhum comentário: