sábado, 15 de janeiro de 2022

Cine Cult



O cidadão do ano

Nils (Stellan Skarsgård) é um cidadão norueguês que trabalha como motorista de um caminhão limpa-neve nas montanhas do seu país. Recebeu o título de ‘cidadão do ano’ e vive com a esposa e o filho jovem numa cidadezinha pacata, coberta pelo gelo. Um dia, traficantes matam o filho dele, acusado de roubo de drogas. A polícia esclarece aos pais que o rapaz morreu de overdose, porém Nils não acredita nessa versão. Sozinho e escondido, passa a caçar um a um os criminosos, e até se envolve com uma outra gangue rival, a dos sérvios.

Está aí uma fita de arte europeia curiosa e criativa, um thriller à moda nórdica, com humor negro, piadas jocosas, mortes sanguinárias e por vezes brutais, e uma enxurrada de situações inusitadas, com um herói de meia-idade em busca de vingança, lutando contra duas gangues envolvidas na morte do seu filho. O sueco Stellan Skarsgård conduz a trama com brilhantismo; ele é um dos grandes nomes do cinema do seu país e recorrente em filmes americanos (fez mais de 40 longas nos EUA, como “Gênio indomável”, “Cinderela”, e no ano passado ganhou o Globo de Ouro e o Bafta de ator coadjuvante pela arrebatadora série ‘Chernobyl’). E outra aparição de peso é de Bruno Ganz, com sua presença notável.


Indicado ao Urso de Ouro em Berlim em 2014, tem tudo o que um bom filme policial precisa, e vai além com uma caprichada dose de comédia que faz a obra se tornar anárquica. Ponto alto é a fotografia do gelo da Noruega, tudo é branco em cena – não só a paisagem lembra ‘Fargo’, como o próprio modelo de cinema (em especial a narrativa) nos remete aos irmãos Coen (e também a Tarantino). Há uma desconstrução de estereótipos (por exemplo, o herói de meia-idade que apanha, o chefe da máfia que é vegano e os gangsteres gays que escondem o relacionamento) e certa originalidade nos pulos de cena, como a inserção das lápides no fundo preto dos personagens que vão morrendo.


O diretor norueguês Hans Petter Moland mandou bem e acabou refilmando esse seu grande trabalho nos Estados Unidos, “Vingança a sangue-frio” (2019), com Liam Neeson e Laura Dern.

O cidadão do ano (Kraftidioten). Noruega/ Dinamarca/ Suécia, 2014, 116 minutos. Ação/Comédia. Colorido. Dirigido por Hans Petter Moland. Distribuição: Imovision

Nenhum comentário: