terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Cine Clássico



Rota suicida

Policial durão, Ben Shockley (Clint Eastwood) precisa proteger uma prostituta chamada Gus Mally (Sondra Locke) que irá depor contra mafiosos no tribunal. Ele será o guarda-costas da mulher numa longa travessia de Las Vegas a Phoenix, e na rota se tornam alvo de perigosos bandidos.

Fita policial que fez sucesso em seu lançamento em 1977, dirigida e protagonizada pela lenda do cinema de ação Clint Eastwood (hoje com 91 anos e ainda na ativa). Com sequências de perseguição bem dirigidas e muita dose de adrenalina, o filme é um passatempo para os fãs não só do ator, como do gênero – algumas cenas ficaram famosas, como a que Clint e Sondra fogem de moto pelas pedreiras numa montanha, perseguidos por atiradores em um helicóptero, e a estrondosa cena final, o tal “corredor polonês” do título original (‘Gauntlet’).
Sondra na época era namorada de Clint, e ficaram juntos por quase 15 anos. Segunda ela, Clint a espancava, tanto que ela o processou alegando violência doméstica, além de ele ter destruído sua carreira – tais histórias constam na autobiografia da atriz, “The good, the bad and the very ugly", lançada em 1997. O casal se conheceu no filme anterior, um ano antes, “Josey Wales, o fora da lei” (1976), ficaram juntos até 1989, e fizeram seis longas juntos, como “Doido para brigar... louco para amar” (1978) e “Bronco Billy” (1980). Sondra foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante pelo drama “Por que tem de ser assim?” (1968) e faleceu em 2018, aos 74 anos, de câncer de mama.
Por falar em agressão doméstica, o que aconteceu com Sondra na vida real se reproduz em sua personagem aqui: apesar de ser um bom filme de ação, é claramente machista, pesado quanto à violência contra a mulher, já que a prostituta apanha várias vezes do policial Ben e de outros homens, e em dado momento uma tentativa de estupro por valentões é quase que naturalizada (ou seja, há a reprodução da mulher-objeto que o cinema da época nem se dava conta, pesando ainda mais aqui o fato de a protagonista ser garota de programa).


“Rota suicida” segue o estilo dos filmes de Eastwood dos anos 70 – ele interpreta de novo um policial esquentado, que sobrevive a todos os tipos de atentados, e disposto a tudo para o objetivo final. Para quem curte é um filme acima da média.
Relançado em DVD recentemente pela Classicline, a partir da cópia original da Warner Bros que estava fora de catálogo no Brasil.

Rota suicida (The gauntlet). EUA, 1977, 109 minutos. Ação. Colorido. Dirigido por Clint Eastwood. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: