sábado, 20 de junho de 2020

Cine Cult



A história de um homem de verdade

O piloto russo Aleksey Meresyev (Pavel Kadochnikov) tem seu avião abatido, que cai atrás das linhas inimigas, durante a Segunda Guerra Mundial. Bastante ferido, perde as duas pernas, e após longo período de internação, sai do hospital com o objetivo de retomar suas missões de combate aéreo.

Quando o assunto é biografia, a antiga União Soviética sabia fazer filmes como ninguém. Existiram diversas produções notórias no país entre as décadas de 40 e 70 que recontavam os feitos de grandes personalidades da política e da guerra. “A história de um homem de verdade” está na lista dessas obras-primas do cinema soviético, um drama de guerra de 1948 que se tornou popular, centenas de vezes exibido nas TVs da Rússia. O título patriota enaltece uma figura nacional importantíssima da Segunda Guerra para os russos, o aviador Meresyev, que foi um ás de caça soviético abatido no ar durante um voo e que por pouco não morreu. O avião dele caiu atrás das linhas inimigas, numa floresta congelada, e ele precisou lutar com um urso para sobreviver – é a cena de abertura do filme, que provavelmente inspirou Alejandro G. Iñárritu em “O regresso”, de 2015 (lembram-se da cena chocante do embate travado entre DiCaprio e o urso que destroça suas pernas no filme que deu a ele o Oscar de melhor ator?). Penou horrores no hospital, teve as duas pernas amputadas, mas nunca desistiu de voltar à aviação (o que realmente ocorreu; ele, mesmo com próteses, continuou servindo a Aeronáutica, completou mais de 80 missões de combate no ar, e morreu aos 84 anos, em 2001). No segmento de fitas de superação, esse é um bom exemplo, menos melodramático, e com um semblante autoral.


Foi baseado em um romance de Boris Polevoy (que inspirou também uma ópera de Prokofiev nos anos 40), adaptado para as telas por uma roteirista russa, Mariya Smirnova. Tem uma fotografia lindíssima em preto-e-branco, do mesmo fotógrafo de “Amigos verdadeiros” (1954), Mark Magidson, que criou cenas emocionantes e introspectivas do personagem acamado no hospital. E quem protagoniza é um ator muito querido na Rússia nos anos 50 e 60, em um de seus primeiros filmes, Pavel Kadochnikov (1915-1988), que atuou, por exemplo, nas duas partes do monumental “Ivan, o terrível” (1944/1958).
A cópia disponível em DVD no Brasil está brilhante, licenciada pela Mosfilm, e distribuído pela CPC-Umes, na série “Cinema Soviético”.

A história de um homem de verdade (Povest o nastoyashchem cheloveke). URSS, 1948, 91 minutos. Drama. Preto-e-branco. Dirigido por Aleksandr Stolper. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: