sábado, 13 de junho de 2020

Cine Cult



Lobos

O policial Dewey (Albert Finney) investiga uma série de crimes brutais pelos becos de Nova York e suspeita que as mortes tenham ligação com lobisomens.

Único filme de ficção do diretor de fotografia e documentarista Michael Wadleigh, de “Woodstock - 3 dias de paz, amor e música” (que ganhou Oscar na categoria documentário em 1971), que infelizmente deixou a carreira nos anos 80. Digo infelizmente, porque “Lobos” é um baita trabalho, um cult de terror violento, macabro, sobre lobisomens espalhados pelo submundo de Nova York, entre prédios decadentes e pela sujeita das ruas do Bronx, um dos bairros mais perigosos e destoantes de NY. Albert Finney, falecido em 2019 aos 82 anos e indicado a cinco Oscars, era um exímio ator, que deixa sua marca e o vozeirão típico no papel do protagonista, um policial atormentado por pistas que levem à resolução dos crimes brutais da história. As investigações o levam a rituais indígenas praticados por um grupo de pessoas misteriosas, e ele presenciará mortes horrendas pela noite afora (tem cenas fortes de decapitação, entranhas pelo chão etc). O grande feito do filme, pelo qual ficou conhecido, foram os efeitos visuais pioneiros, com filtros e alterações de cores, que colocam os lobisomens em primeira pessoa, ou seja, vemos pelos olhos deles. É criativo, enigmático, e na mesma década quem se utilizou desses efeitos num formato semelhante foi “O predador” (1987).


Finney arrebenta em cena, bem acompanhado no elenco, com Diane Venora, Gregory Hines, Dick O’Neill e o assustador Edward James Olmos.
A sinistra história partiu do romance de Whitley Strieber, escritor de outro livro que virou um bom filme cult da década de 80, “Estranhos visitantes” (de ETs, de 1989).
Assista em DVD pela Warner Bros, que soltou o filme em duas versões – simples, e em edição dupla contendo junto a fita cult de terror de Abel Ferrara “Invasores de corpos – A invasão continua” (1993).



Lobos (Wolfen). EUA, 1981, 115 minutos. Ação/Terror. Colorido. Dirigido por Michael Wadleigh. Distribuição: Warner Bros.

Nenhum comentário: