segunda-feira, 1 de junho de 2020

Resenhas Especiais


Três filmaços em DVD, distribuídos pela Versátil Home Video, para conferir na quarentena!

Hamlet

Hamlet (Kenneth Branagh), príncipe da Dinamarca, ao retornar para casa, recebe a notícia de que o pai, o rei Hamlet, morreu há poucas semanas, e que a mãe, em seguida, casou-se com o seu tio. Numa noite estranha, o fantasma do rei aparece para Hamlet e conta que foi assassinado pelo tio, então ele prepara um plano de vingança. 

A suntuosa versão para cinema de Kenneth Branagh de uma das maiores peças do dramaturgo inglês William Shakespeare está de volta ao catálogo da Versátil Home Video. Está disponível em DVD, em edição dupla, numa cópia restaurada formidável, para cinéfilo nenhum botar defeito – com a metragem original, de 4h02, um dos maiores em termos de metragem da história do cinema, além de uma hora de extras.
Brannagh realizou aqui seu projeto mais íntimo, onde dirige, adapta a história e protagoniza no papel do príncipe da Dinamarca, que bola um plano de vingança contra o tio, por ter matado o pai com o objetivo de obter a coroa real. Tem todos os elementos típicos da tragédia de Shakespeare num espetáculo visual difícil de ser feito, que vai de um figurino impecável, direção de arte de puro esplendor, cenários monumentais, um sem-número de figurantes e um elenco ilustre, com participações de Kate Winslet, Julie Christie, Jack Lemmon, Charlton Heston, Derek Jacobi, Robin Williams, Gerard Depardieu e Billy Crystal.Em estilo teatral, com diálogos longos e uma trama mirabolante sobre regicídio, vingança e sacrifício na era Elizabetana, o filme recebeu, em 1997, quatro indicações ao Oscar (roteiro adaptado, direção de arte, figurino e trilha sonora), além de exibido em Cannes fora da competição.Um deslumbre de produção, para público que gosta de fitas de arte.

Hamlet (Idem). Reino Unido/EUA, 1996, 242 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Kenneth Brannagh. Distribuição: Versatil Home Video


Águia solitária

Em 1927, um aviador de nome Charles Lindbergh (James Stewart), viaja sozinho em seu monomotor, de Nova York a Paris, sem fazer escala, num trajeto total de 5,8 mil quilômetros. A façanha foi considerada um triunfo, única no gênero, nos primórdios da era da aviação.

Uma fita praticamente esquecida do mestre Billy Wilder, de “Crepúsculo dos deuses” (1950) e “Se meu apartamento falasse” (1960), descoberta pela Versatil, que a lançou em DVD numa linda cópia restaurada e com vários extras, em 2016. É um belíssimo clássico sobre aviação, que mistura drama e aventura, baseado no livro de memórias do piloto Charles Lindbergh (1902-1974), que virou símbolo da aviação americana – ele trabalhava levando correspondências em avião, foi desprezado pelas ideias mirabolantes e acabou fazendo história no final da década de 20 ao se transformar no primeiro homem a cruzar o Atlântico num monomotor, sem pouso ou escala. O filme reconstitui com primor detalhes da saga de Lindbergh, um apaixonado pelo que fazia, que inspirou empreendedores e aviadores nos anos seguintes – é uma composição discreta de James Stewart, que ficou loiro para interpretar o personagem (20 anos mais novo que o ator), e o realizou no intervalo entre dois clássicos que faria com Alfred Hitchcock, “O homem que sabia demais” (1956) e “Um corpo que cai” (1958).
Teve uma indicação ao Oscar, de melhor efeitos visuais, realmente impressionantes para a época, com planos panorâmicos gravados do alto do avião, numa fotografia lindíssima da dupla Robert Burks e J. Peverell Marley. O roteiro é de Billy Wilder, a partir das memórias do próprio aviador. Está aí uma sugestão muito legal e inspiradora para quem gosta de histórias sobre grandes feitos humanos.

Águia solitária (The spirit of St. Louis). EUA, 1957, 134 minutos. Drama/Aventura. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Billy Wilder. Distribuição: Versatil Home Video 

Trágica obsessão

O empresário Michael Courtland (Cliff Robertson) tem a vida destruída quando a esposa e a filha pequena, vítimas de um sequestro, morrem numa perseguição com a polícia. Quinze anos depois, na Itália, ele conhece uma mulher idêntica à falecida esposa, chamada Sandra (Geneviève Bujold), que se torna seu objeto de obsessão.

Grandioso suspense mirabolante de Brian De Palma, e um dos menos lembrados dele, que recebeu uma digna cópia em DVD em 2015 pela Versatil Home Video (a partir de uma versão restaurada americana). Novamente o diretor utiliza virtuosismos para homenagear Alfred Hitchcock (aqui com “Um corpo que cai”), numa história com “déjà vu”, obsessão, crime e um desfecho particular, notavelmente brilhante (como sempre nas obras de De Palma).
Os elementos técnicos dessa joia da Nova Hollywood têm o melhor do cinema da época: trilha sonora, indicada ao Oscar, de Bernard Herrmann (indicação póstuma, pois ele faleceu um ano antes, e nessa mesma edição do Oscar foi nomeado por outra trilha magnífica, de “Taxi driver”), fotografia do húngaro Vilmos Zsigmond (que trabalhou em várias vezes com Palma, fez “Amargo pesadelo”, ganhou o Oscar por “Contatos imediatos de terceiro grau”), um bom elenco, com destaque para Cliff Robertson, Geneviève Bujold e John Lithgow, em seu segundo filme no cinema (ele voltaria a trabalhar com De Palma em “Um tiro na noite” e “Síndrome de Caim”), roteiro e argumento original de Paul Schrader, outro mestre da violência no cinema setentista, e locações exuberantes na Itália (na verdadeira Florença, onde existe a igreja do filme, a Basílica di San Miniato al Monte). Tem toda uma armação irremediável, que necessita de atenção plena do público para desvendar os detalhes da sinistra trama, das consequências que dragam os personagens para o fundo do poço, e da retumbante conclusão (os momentos em câmera lenta de Palma, nas cenas de revelação, perseguição ou morte, são pra lá de criativas).
Um ótimo exemplar do cinema de suspense dos anos 70. Não perca!

Trágica obsessão (Obsession). EUA, 1976, 99 minutos. Suspense. Colorido. Dirigido por Brian De Palma. Distribuição: Versatil Home Video

Nenhum comentário: