sábado, 13 de junho de 2020

Cine Clássico



O Vale dos Reis

Em 1900, no Egito, o arqueólogo Mark Brandon (Robert Taylor) auxilia uma misteriosa mulher, Ann (Eleanor Parker), a encontrar túmulos antigos. O objetivo dela é cumprir uma antiga missão, que seu pai não conseguiu, em busca de um provável tesouro milenar deixado por José do Egito. Pelo deserto, montados em camelos, enfrentarão o calor e muitas armadilhas.

Passatempo caro para a época (com custo de U$ 2 milhões), essa fita de aventura originalmente produzida pela MGM preza pelas lindas paisagens do verdadeiro Vale dos Reis, às margens do Rio Nilo, no Egito. O filme custou caro porque foi inteiramente rodado fora dos Estados Unidos, passando por várias cidades do Egito, como Giza, Cairo, Suez, Luxor, e seus exuberantes pontos turísticos, como Monte Sinai, os Templos de Karnak e de Luxor, e ainda teve locação no país vizinho, Líbia. Em segundo plano, menos importante, a aventura propriamente dita, meio manjada e forçada, sobre dois exploradores que tentam encontrar um mapa do tesouro que possa ter ligações com José do Egito (segundo o Antigo Testamento, José tinha o poder de descobrir coisas ocultas). Juntos adentrarão um mundo místico, pelas tumbas de faraós, artefatos, ciladas e bandidos que matam para valer (com reviravoltas e motivos impossíveis no estilo Allan Quatermain). Se você não liga, vai com fé!


A dupla é bem legal, Robert Taylor (astro de “Quo Vadis”) e Eleanor Parker (grande atriz, falecida em 2013 aos 91 anos, indicada a três Oscars), e este é um dos cinco filmes dirigidos pelo roteirista Robert Pirosh, ganhador do Oscar de melhor roteiro por “O preço da glória”, em 1949 (ele lutou na Segunda Guerra defendendo os americanos). Pirosh desenvolveu o roteiro de “O Vale dos Reis” a partir do famoso livro de Arqueologia “Gods, graves and scholars”.
Relançado em DVD pela Classicline, o filme atende ao gosto popular, e por ser uma aventura corriqueira, atinge o objetivo de entreter.

O Vale dos Reis (Valley of the Kings). EUA, 1954, 86 minutos. Aventura. Colorido. Dirigido por Robert Pirosh. Distribuição: Classicline

Nenhum comentário: